Nos dias 11 e 12 de junho, durante a Conferência Municipal de Goiânia, elegeram-se delegados em seus respectivos segmentos, os educadores liberados da RECID-GO, Alessandra Rêgo, Arilene Martins, Jefferson Azevedo e João Damasio. "Quanto mais pudermos nos envolver nos diferentes segmentos como o estudantil e os dos movimentos sociais, mais poderemos dialogar com a sociedade", avalia Jefferson, eleito junto ao movimento estudantil.
"Cada conferência configura uma espaço qualificado de participação e, nas cidades do interior, ouvir e aprender com os anseios locais permite um aprofundamento real em cada um dos sete eixos da CONAE, além de permitir uma conversa franca entre professores, alunos, pais, diretores, secretários e a comunidade presente", afirma João, que acompanhou a Conferência Intermunicipal Educação de Catalão, nos dias 24 e 25 de maio.
Muitas vozes podem ser escutadas e registradas. As conferências são um processo democrático amplamente divulgadas em que cada delegado ou observador pode intervir desde o regulamento, passando pelo debate até chegar às modificações diretas nos textos-base da CONAE, trabalhados em todos os estados brasileiros para culminar em 2014.
A Educação Popular pode ser inserida em quaisquer dos eixos (lista abaixo). A prioridade tem se dado nos eixos III e V, espaços em que se agrupam temáticas similares e integradas às lutas do povo. Ao final, pretende-se promover o Plano Nacional de Educação Popular. Já existem iniciativas avançadas como o Plano Nacional de Educação Popular e Saúde (PNEPS).
A RECID-GO incentiva que os movimentos sociais se qualifiquem realizando debates internos verificando os espaços em que podem participar. Quem organiza a CONAE 2014 é o Fórum Nacional de Educação (FNE).
Os eixos da II CONAE - 2014 são:
I - O PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização e regulação;
II - Educação e diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos;
III - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultural, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
IV - Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
V - Gestão democrática, participação popular e controle social;
VI - Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
VII - Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.