segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CARTA A PRESIDENTE DILMA

Brasília, 02 de dezembro de 2011.
 
Excelentíssima Senhora Presidenta da República,
Dilma Rousseff
 
C/C: Sr Secretário Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
 
 
Senhora Presidenta,
 
Vimos, respeitosamente, por meio da presente, solicitar esclarecimentos quanto às declarações da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Senadora Kátia Abreu, publicadas no jornal O Globo desta quinta-feira, dia 1º de dezembro de 2011. De acordo com a publicação a Senadora Kátia Abreu, de maneira desrespeitosa com V. Exa., declara: “Conseguimos tudo o que a gente queria. Dilmão concordou com tudo.”
 
A frase refere-se de forma explícita ao atual texto em discussão de alteração do Código Florestal brasileiro, afirmando que em seu conteúdo estariam contemplados, sob o aval de V. Exa., todos os interesses da bancada ruralista. Nessa mesma nota jornalística há a menção de que estaria em curso um acordo, avalizado pelo Planalto, para a indicação de nomes à relatoria do projeto de lei na Câmara, devendo este ficar a cargo de um representante da bancada ruralista.
 
Tendo em vista o compromisso público firmado por V. Exa. – reafirmado na última terça-feira (29) pelo Sr. Secretário-Geral da República, Gilberto Carvalho, ao receber as organizações da sociedade civil – de que vetaria qualquer dispositivo que implicasse em anistias a desmatamentos ilegais ou facilidades para novos desmatamentos, solicitamos que sejam prestados os devidos esclarecimentos à sociedade quanto à veracidade e procedência dos fatos anunciados.
 
Abaixo, a íntegra da nota publicada ora citada:
 
Política
Ilimar Franco, O Globo
Os deputados ruralistas Paulo Piau (PMDB-MG), cotado para relatar o Código Florestal na Câmara, e Abelardo Lupion (DEM-PR) conversavam, quando chegou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Entusiasmada, disse:Conseguimos tudo o que a gente queria. Dilmão concordou com tudo.E, empolgada, acrescentou:Um dos nossos (ruralistas) tem que ser o relator (na segunda votação na Câmara). O Aldo Rebelo (relator na primeira votação na Câmara) é socialista. O Jorge Viana (relator no Senado) é um verdinho. O Luiz Henrique (relator na CCJ do Senado) não é mais nosso. A relatoria agora é nosso direito.Fecha o pano.
 
 
Atenciosamente,
 
Greenpeace
SOS Mata Atlântica
Via Campesina do Brasil ( MST, MPA, MMC, CPT, MAB, FEAB, ABEEF, CIMI, Pescadores, quilombolas, povos indigenas)
WWF
Instituto Socioambiental (ISA)
IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário