segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Terra Livre Reocupam a Fazenda Ternos do Itajá:


Nota à imprensa: Goiânia 10/11/2011
Reocupação da Fazenda Ternos do Itajá.
Na madrugada de Quinta   dia 08/11/2011as,  famílias organizadas pelo Terra Livre. Reocuparam a fazenda Ternos do Itajá, localizada no Município de Itajá a 460 KM de Goiânia , primeira ocupação ocorreu há duas semanas a traz, desta vez a ocupação ocorreu com 100 famílias. 
O proprietário entro na  justiça com, pedido de reintegração de pose , o juiz da comarca de Itajá, concedeu  liminar e a policia realizou a reintegração da pose, mas a famílias não desistiram da luta e resolveram, reocuparam  a fazenda  novamente para forçar o proprietário a realiza o Georreferenciamento da fazenda ,para que o INCRA poça desapropria a área.
A fazenda é um grande latifúndio improdutivo com mais de 3 mil ha. na  vistoriada realizada  pelo INCRA,  constatou a sua improdutividade. Logo em seguida, o INCRA arquivou o processo porque na escritura constam, cinco matrículas diferentes, sendo que a terra é contínua e sem nem uma divisória, mas é um único dono que tem a posse.
Com isto o INCRA se nega a continuar com o processo de desapropriação, alegando que no futuro, quando for fazer o pagamento das TDA (Titulo da Divida Agrária)poderá gerar conflito jurídico.
Neste caso, o proprietário teria que fazer Georreferenciamento, mas o proprietário  se nega a faze, com isto crio um  impasse  e processo foi arquivado e  o  latifúndio mesmo  improdutivo continuara, nas mãos do  fazendeiro que é donos de outras fazendas na região. E  as famílias continuará   esperando por uma terra nas margens das BR . A justiça beneficia sempre os Ricos.
As famílias reivindicam ao INCRA que encontre uma saída jurídica, e que a fazenda seja destinada para reforma agrária, considerando que o governo da Dilma não desapropriou uma única fazenda desde que tomou posse, e que já fazem mais de 300 dias não assinou um  único,decreto de desapropriação . Isto faz do governo dela o segundo pior Governo para a reforma agrária perdendo só para presidente Collor.

A luta Continua por uma Reforma Agrária ampla massiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário