sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tem início o Seminário Educação Popular em Direitos Humanos

A Rede de Educação Cidadã se faz presente no Seminário Educação Popular em Direitos Humanos, que fez parte da abertura do Curso de Educação em Direitos Humanos – Formação de Defensor@s e Promotor@s de Direitos Humanos, realizado no dia 20 de setembro de 2013, na Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU), coordenado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, – um convênio celebrado entre a CAJU e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Com a proposta de “capacitar agentes de cidadania em uma cultura de direitos humanos, mediação de conflitos e pratica de uma justiça restaurativa”, com a participação de militantes, gestores, educador@s e estudantes, envolvidos na pauta de Direitos Humanos e suas especificidades.

A RECID foi representada no Seminário pelo educador Dennis Lucas Gonçalves que fez uso da fala, apontando os desafios da Educação Popular em diálogo com os Direitos Humanos. A proposta do Seminário teve o intuito de partilhar as experiências de movimentos sociais e políticos, nas práticas de Educação em Direitos Humanos.

Segundo Dennis, a educação popular deve ter como princípio o aprendizado com as comunidades de base, buscando ampliar conceitos, no sentido de intervir na realidade e na nossa concepção das coisas, buscando uma atuação em direitos humanos que paute, questões como a redução da pobreza, desemprego, falta de moradia e a fome.

Por Diogo Damasceno, educador social, designer gráfico e educador ambiental no Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário