quinta-feira, 26 de julho de 2012

”Justiça dos Ricos é a Injustiça dos Probres.”



*Por Zelito Silva

Os governantes não se cansam de promover, Novos  PQ- Oestes e Novos Pinheirinhos.   

     Justiça expede liminar de reintegração de pose datado de 20 de julho de 2012, para despejar as famílias da ocupação Pedro Nascimento, conhecido como Residencial JK, em favor da Sociedade Habitacional Norte (NHN). Localizado na Região Noroeste de Goiânia, atualmente moram na ocupação em torno de 600 famílias.

  O histórico do residencial JK, que virou ocupação, começou com um loteamento irregular com 641 lotes, com área de aproximadamente 20 Ha,  promovido pela (SHN).  Que vendeu os lotes, mas não conseguiu a regularização junto à prefeitura, para piorar vendeu um mesmo lote para mais de uma pessoa. Ai a confusão se formou, e o presidente da (SHN) incentivou as famílias a mudarem para o loteamento mesmo irregular para pressionar a prefeitura, tendo por trás políticos com interesse em votos.

     Por outro lado a prefeitura não regularizou, mas também fez vista grossa, deixou as famílias construírem casas, mas não levou infraestrutura, com isto o bairro ficou abandonado. Muitas das famílias que compraram se sentindo lesadas, e por não ver nem uma perspectiva de regularização do residencial, abandonaram os lotes.

   Com o abandono dos lotes, outras pessoas sem teto começaram a ocupar os lotes vazios, o que deu origem a  um grande acampamento, com parte construído,  e em barracos de lonas e madeiras, atualmente entre moradores que compraram e os que ocuparam tendo mais de 600 famílias com mais de 700 criações.
   A convivência entre os antigos moradores e os novos ocupantes é triangular e  já  foi mais tencionada, mas com os últimos acontecimentos as famílias perceberam que os inimigos  são outros ,e  que tem que se juntarem para luta  pela regularização do loteamento  para  as famílias  que compraram  e por um novo assentamento para as demais famílias.

  A final a prefeitura ou foi omissa o negligente no mínimo, pois deixou que a situação chegasse neste ponto, sem tomar nem uma  providencia em pro das famílias . E agora lava as mãos dizendo que tem 90 mil cadastros  e que as famílias terão  que entra na fila.  Goiânia tem um déficit em torno de 50 mil famílias sem casas, e  o governo municipal alega que construiu 10 casas nos últimos 10  anos . Porem  nestes  ritmos levará mais 50 anos para atender a demanda. Os recursos do minha casa minha vida são destinado para as empreiteiras  construírem casas para famílias com renda a cima de cinco  SM, do montante em torno de 60% é destinado para este público.

   Todo apoio às famílias, do residencial JK, a prefeitura tem que encontrar uma alternativa. Por outro lado o governo do estado não pode colocar a policia para executar a liminar de reintegração, sem antes estabelecer uma negociação. Pois se só não fosse à questão de moradia, teme o fato das pessoas terem sido lesadas pela (SHN) e os Sócios terão que ser punidos.

Não pretendemos ver no JK, um novo PQ- Oeste, tão Pouco um novo  Pinheirinho.

Zelito Silva
Direção do  Terra Livre.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário