domingo, 16 de outubro de 2011

Carta pedagogica do 4º dia da Escola de Educadores Populares


PRÁXIS LIBERTADORA

Informe da III Etapa da IV Escola de Formação Política de Educadores Populares

Nº03/11 Brazabrantes – Goiás

Um dia de muito estudo e aprofundamento metodológico

O dia começou com as marcas da noite anterior, tudo muito visível nos olhos de ressaca, mais nada que muito café e água gelada não ajude. A rádio Rebelde entrar no ar com um anúncio de utilidade pública – Alguém viu uma muda de roupa por ai? É, não há tempo a perder, será um dia de muito estudo, é tomar o café e ir direto para plenária.

Dessa vez a mística nos levou a refletir através da apresentação de um vídeo sobre as culturas populares no nosso país, finalizando com a leitura do poema “Para os que virão” de Thiago de Mello. – “Como sei pouco, e sou pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro...”

Através do Práxis libertadora as educadoras e educadores relembraram os momentos vividos no dia anterior, em seguida o Educador Willian assumiu a assessoria com o auxilio do Pedro (o punk). Retomamos o conceito do que é uma pesquisa participante, assim como o de fala significativa. Em seguida os educadores tiveram a oportunidade para falar como foi a experiência em campo.

Que coisa difícil essa tal pesquisa participante, não ter nenhum instrumento de pesquisa, não ter identificação. – Não acreditava que essa loucura daria certo, não é que é possível. Mais não é fácil, a muitos limites e dificuldades. – Quem são vocês? De onde vem? Volta mais tarde. E assim vai se desenrolando o diálogo com a População.

Não se desespere minha gente, é apenas um exercício, aliás, com muitos limites, é apenas para termos uma base de como é o processo, e por tanto quando formos desenvolver na nossa comunidade tem que ser mais rígido, no entanto estamos fazendo o básico.

Após esse diálogo inicial fomos para apresentação das duplas das possíveis falas significativas, mais de 50 falas no total, espera um pouquinho, tudo isso são falas significativas mesmo? Vamos lá fazer a seleção. – “Ta bom, não ta bom 100%, mais ta bom”. Conseguimos então focar em 20 falas que segundo o grupo de fato eram significativas.

Agora vamos lá em busca do tema gerador, mais o que é o tema gerador? Vamos lá Willian explicar para essa galera. Mais antes educadores virão à importância da construção coletiva, conseguimos coletivamente ver o que um indivíduo só não viria.
O tema gerador é uma fala significativa que abrangem todas as outras, que consegue explicar em uma todas as outras, não compreendeu? É simples, isso é, uma que consegue sintetizar todas as outras. – “Ta bom, não ta bom 100%, mais ta bom”. Eta povo conformado não?

Agora é hora do contra tema, isto é, a visão do educador, e então companheirada como vocês explicam tanta omissão e tanta passividade? Antes vamos ver onde estamos no processo e para onde iremos. Só para reafirma a educação popular é uma pratica histórica desenvolvida nos movimentos populares, e uma importante contribuição de Paulo Freire que sempre esteve intimamente ligado aos movimentos populares. Sua metodologia parte de uma base real e concreta, na busca incansável pela superação da relação opressor x oprimido, lembrando que em cada um de nós há um pouco de opressor.
Após tudo isso, nos dividimos em grupo e fomos então construir o nosso contra tema, é hora de apresentar minha galera, pois apesar de esta bom pode melhorar, não é meu povo de Brazabrantes? Antes vamos ao lanche, Rádio Rebelde no ar no embalo do xote de Gil relembrando o velho Gonzagão – Ai Juazeiro ela nunca mais voltou, diz juazeiro onde anda o meu amor.

E acabou o gás, dos educadores? Não da cozinha, vamos lá se não o almoço não sai.
É hora do almoço meu povo, Rádio Rebelde no ar com uma programação especial, o set list foi especialmente selecionado pelo cara mais chato da escola, o som que mais sai de sua boca é – Galera vamos voltar para plenária, a hora já deu. Dessa vez o intervalo do almoço foi um pouco mais, tem gente precisando não é mesmo? Mais não abusa né meu – Galera vamos voltar para plenária e retomar nossas atividades. É provável que alguns tenham pesadelo.

Senhores o almoço foi para comer de joelhos, que franguinho com pequi inesquecível.
Agora é hora de problematizar, problematizar? O que é isso? É o momento de levantar questões problematizadoras para dialogar com as questões levantadas pela comunidade. Para tanto temos que ir do micro para o macro, ta ligado? Vamos fazer isso também em grupos?

Voltamos e partimos para as apresentações dos grupos, são tantas perguntas, será se sabemos as respostas? Vamos lá. – O que a comunidade entende por políticas públicas? A comunidade conhece quais são os seus direitos? E por ai vai. E assim vamos aprendendo e ensinando em um exercício gostoso de diálogo, com troca de impressões e opiniões.

Agora é hora de redução temática, o que é isso? É simples educador, é o momento de levantarmos possíveis temas para as questões problematizadoras. Vamos aprofundar melhor este negocio. Vamos para o lanche da tarde – Na Rádio começa a Procissão dos retirantes por caminhos alternativos, com gritos de El pueblo unido, já mas será vencido, o som continua, o rádiozinha Rebelde, ouvimos a internacional socialista, mais o que anima mesmo é o vídeo do menino contra o golpe – Ah se todos da classe trabalhadora tivessem essa coragem e convicção? – Oh galera vamos retornar para plenária para dar continuidade as nossas atividades.

Com um instrumental quentinho não mão, organizamos novos grupos para organização da redução temática. É já deu, é hora de retornar para apresentação dos grupos – O que são políticas públicas? O que são políticas de direitos? Quais os espaços de participação social há no município? E Por ai vai. Oh educadores não precisava reduzir tanto a redução temática, mais tudo bem. Alguns protestam, esse exercício não é fácil.

E então educadores vejamos onde estamos, é possível dar mais um passo ou vamos parar? Alguns gritam – Vamos continuar. É possível terminar tudo se formos até 22h00. – O que nem pensar.

E, o gás acabou. Da cozinha? Não, dos educadores. Ok a galera de fato esta precisando de um descanso, a final de contas para que correr, ainda temos boa parte do domingo. É melhor irmos por partes como diria Jake o Estripador. Mais o dia não acabou viu galera, ás 20h00 tem exibição do vídeo com a ultima entrevista de Paulo Freire e um bate papo informal em seguida.

Rádio Rebelde no ar, e a turma desbravadora de Brazabrantes novamente segue a caminho do centro, outros vão descansar, outros tomar aquele banho antes do jantar, regado de muito besouros. Alguém protesta nas ondas da rádio – Queremos noticiais do mundo real. É a internet caiu. – Vamos para plenária galera, o filme já vai começar.
Assistimos o belíssimo filme mostrando um pouco desse grande filosofo da educação, militante dos movimentos sociais, propagador da utopia e da esperança. Desse camarada de cristo que bebeu no marxismo.

A que bom seria se as ruas do nosso país fossem tomadas pelas marchas: Dos sem terra, sem teto, dos que não tem direito a amar livremente, de escolher sua opção sexual, de andar de boneta e moletom, e tantas outras marchas. É preciso não aceitarmos os discursos fatalistas.

E para os educadores e educadoras qual a grande mensagem – Coerência, tanto na teoria como na prática, não só falar, mais sobre tudo falar e fazer. Um socialista cristão, é possível? Sim, a tantos (Dom Tomás, Dom Pedro), e são muito bons.
Assim encerramos mais um dia, rejuvenescidos com a mensagem subversiva desse grande educador social. Vamos dormir então. Dormir? Nada disso. Reunião da equipe de mística para preparar o gran finale. Outros - Vamos para o centro da cidade, quem vai. E lá se vão alguns. A rádio Rebelde toca as ultimas da noite, mais não se preocupe tem a turma do violão. Nada de exageros, a manhã tem a saideira falou galera. Inté.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DA III ETAPA DA IV ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DE EDUCADOR@S POPULARES

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