segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Juventude Camponesa de Pouso alto participa de atividades de formação

“Quando o extraordinário se torna cotidiano, é a revolução”. (Ernesto Guevara)

*Por Pedro Ferreira

A Pastoral da Juventude Rural (PJR) e a Rede de Educação Cidadã de Goiás (RECID-GO), realizaram nos últimos dias 24 e 25 de novembro oficinas de formação com a juventude do povoado de pouso alto, município de Campos Belos. A atividade aconteceu na Escola Rural do povoado e contou com a participação de cerca de 120 jovens.

Nos dois dias foram discutidos temas como a necessidade da organização e formação da juventude para o enfrentamento dos problemas enfrentados pela comunidade, sobretudo pela juventude, como falta de transporte público, estradas precárias, meios de comunicação, falta de acesso a internet, falta de segurança, saúde, e uma educação precária.

Os jovens nos trabalhos em grupos e depois na apresentação em plenário mostraram a condição de abandono por parte do poder municipal, estadual e federal na elaboração e execução de políticas públicas na região. Nesse sentido apontamos que só o povo organizado, sendo que a juventude tem um papel fundamental neste processo deve pressionar o poder público para que o mesmo cumpra o seu dever de executar políticas públicas que atendam a necessidade da população que vive no meio rural.

Também foram discutidos temas como o crescente índice de violência no meio rural, o consumo de drogas, a prostituição, a questão da discriminação racial, e a homofobia que também está presente no campo, a falta de oportunidade para a juventude que quando termina o colegial, não tendo perspectiva de continuar seus estudos são obrigados a trabalhar nas grandes lavouras de soja da região, em uma situação precária.

As escolas no meio rural acabam desenvolvendo uma grade curricular urbana, fora da realidade do que vive a juventude e das necessidades da comunidade, neste sentido a comunidade escolar propôs uma parceria com a PJR e com a Rede de Educação Cidadã para que durante o ano de 2012 possam ser realizadas atividades de formação extracurricular, na linha da educação popular, resgatando os valores da cultura camponesa, e potencializando e articulando a organização da juventude camponesa na região.

Nesse sentido está colocado o desafio tanto para PJR como para Rede de Educação Cidadã, a articulação, organização e potencialização das lutas do campesinato e povos tradicionais na região nordeste do estado de Goiás que não tem uma presença de movimentos sócias de luta e que tem uma população extremamente esquecida pelo poder público.

A tarefa colocada não é pequena, no entanto pela receptividade e entusiasmo mostrado pela juventude, assim como o caloroso acolhimento por parte da comunidade, nos dá a convicção de que é possível fazer um importante trabalho de mobilização, articulação, formação e luta na região, e é compromisso de classe tanto da PJR como da RECID o trabalho nesta região.

*Pedro Ferreira – Estudante de Serviço Social, Educador Popular, Militante da corrente Liberdade, Socialismo e Revolução - LSR e do Bloco de Resistência Socialista.

                                                            Segue fotos da atividade














Nenhum comentário:

Postar um comentário