terça-feira, 22 de novembro de 2011

Via Campesina realiza mobilização em Goiás


Desde ontem, 20 de novembro, Via Campesina em Goiás mobiliza trabalhadores na sede do Incra na capital goiana e em quatro agências do Banco do Brasil no estado, por causa do não cumprimento do acordo entre o Banco e o Incra, em que as terras inadimplentes deveriam ser avaliadas primeiro pelo órgão, antes de serem leiloadas.

A Via Campesina mobilizou cerca de 250 trabalhadores rurais que estão acampados em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) SR-28 e também na Central de Processamentos do Banco do Brasil em Goiânia desde o último domingo (20) para protestarem contra o não cumprimento do Termo de Cooperação entre o banco e a autarquia. A mobilização também acontece em quatro agências do Banco do Brasil no interior do Estado.

De acordo com Valdir Misnerovicz, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), está havendo a manifestação, pois há um Termo de Cooperação com o Banco do Brasil Nacional para que as terras inadimplentes sejam avaliadas anteriormente pelo INCRA para analisar se há possibilidade de instalar um assentamento e caso não haja esta possibilidade deverá ir à leilão. “O problema é que eles não estão cumprindo com este termo e tem fazendas sendo leiloadas sem que o INCRA avalie e crie os assentamentos”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário