sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Convite: Reunião de Avaliação do Grito dos Excluídos em Goiânia


GRITAREMOS HOJE AMANHÃ E SEMPRE!
Aos Companheiros e Companheiras da Luta,
Ao contrário de milhares de brasileiros que resolveram aproveitar o feriado prolongado ou de outros tantos que foram ver o desfile oficial de 07 de setembro, militantes dos movimentos populares, pastorais sociais, Universidade, entre outras organizações da classe trabalhadora brasileira saíram às ruas para protestar e lutar contra a realidade social cada dia mais cruel que usurpa os direitos da classe trabalhadora e criminaliza a luta dos movimentos populares.
Em Goiânia, logo cedo milhares de militantes populares se concentraram em frente à Assembléia Legislativa de Goiás, e com uma grande ciranda iniciamos o ato do Grito dos Excluídos 1210. Com bandeiras, faixas, cartazes, palavras de ordem, além das musicas de luta que fortalecem  nossa mística e alimentando nossa alma tomamos as ruas do centro de Goiânia.
A primeira parada foi em frente ao monumento em homenagem aos camaradas tombados durante a ditadura militar. Ouvimos Pinheiro Salles e Zezinho do Araguaia que, além de trazerem  nos corpos as seqüela se  as lembranças dos camaradas tombados naquele período, trazem  também a força de quem não desistiu da luta e que ousa gritar Por justiça. E esse foi nosso grito coletivo,ali em frente o poder judiciário de Goiás, que atua com uma agilidade incrível na criminalização da luta popular.
Nossa marcha seguiu adiante, subimos rumo à Praça Cívica e passamos triunfantes ao lado do desfile cívico oficial - Tremam autoridades, pois nossa marcha de gigantes só irá cessar quando triunfarmos, portanto tremam, pois os vencidos de hoje serão os vencedores de amanhã, já dizia Bertolt Brecht.
Em frente ao Palácio do governo do estado denunciamos o descaso com a política de educação, saúde e moradia. Fizemos o enterro simbólico dessas políticas do governo, pois as mesmas não atendem as necessidades do povo. Continuaremos na luta contra a privatização da saúde, contra o sucateamento da educação e por moradia digna a todas e todos.
Sob o sol escaldante do nosso querido cerrado goiano, descemos a Avenida Goiás, paramos em frente ao Grande Hotel, para protestarmos contra a falta de espaços culturais para os artistas populares de Goiânia, pois atualmente  os poucos espaços existentes, a exemplo do chorinho, estão sendo fechados.
Chegamos então na Praça do bandeirante Anhanguera: Genocida dos povos indígenas, usurpador de terras e de riquezas - Eis ai o símbolo da elite goiana. Gritamos contra a criminalização da pobreza e dos movimentos populares. Ali ouvimos grito tão emocionante e indignado como o da mãe que perdera o filho devido a violência de uma policia fascista a serviço de um estado fascista. Gritamos também por reforma agrária - Sim ela virá, mais do que nunca na lei ou na marra!
Por fim, escrevemos em um grande tecido nossos sonhos, que nada mais são do que as lutas que fazemos no dia a dia pela construção de uma nova sociedade. Dom Tomas Balduíno a voz da resistência encerrou, dizendo: “a luta há de continuar sempre enquanto houver excluídas e excluídos!” Ouviu-se então: viva a luta pelo socialismo!
Sim, assim foi o nosso grito - Queremos e lutaremos por Educação, Saúde, Moradia Digna, Reforma Agrária e o fim da criminalização da pobreza e dos movimentos populares. Queremos muito? Não, apenas um estado a serviço da nação que garanta direito a toda a população. Por tanto gritaremos hoje, amanhã e sempre. Enquanto for necessário, enquanto houver opressão!
E ainda com a memória viva e com o coração ardendo por tudo que vivenciamos neste dia, é que, queremos AGRADECER todas as Organizações que apoiaram  financeiramente, ou na logística ou fisicamente, ou seja,  de uma forma ou de outra para realização deste ato do dia 7 de setembro-Grito dos Excluídos/as. Tudo que vimos, ouvimos e vivenciamos foi por causa do compromisso e do apoio de todos e todas os(as) envolvidos(as) no processo.E como nosso Grito é hoje amanhã e sempre, queremos   convidar  todos os/as sujeitos que contribuíram nesse processo para  REUNIÃO DE AVALIAÇÃO, NO DIA 11 DE OUTUBRO AS 18h30 min NO CENTRO CULTURAL CARA VÍDEO.
Sua presença para continuação da construção do projeto Popular em Goiás é muito importante.
Articulação do Grito dos Excluídos 2012/Fórum dos movimentos Populares deGoiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário