sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Movimentos campesinos de Goiás se articulam para fortalecer a luta por terra, território e dignidade!


*Por Pedro Ferreira

Nesta quinta-feira (18/10) o Fórum de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, realizou um seminário com o objetivo de continuar as articulações e o fortalecimento da luta unitária dos povos do campo selado no congresso camponês no mês de agosto em Brasília por terra, território e dignidade.

As organizações presentes ressaltaram a importância da unidade das diversas organizações de luta e suas bandeiras, tanto no campo como na cidade para se contrapor a espoliação dos direitos da classe trabalhadora por parte dos patões e governos de plantão, sobretudo neste momento de agravamento da crise mundial.

No Brasil a situação tem se agravado, sobretudo no campo, com o governo Dilma mostrando claramente sua opção pelo agronegócio. Temos visto em curso reformas de base para o fortalecimento do agronegócio, a exemplo o código florestal entre outros que estão por vir. Nesse sentido foi afirmada a necessidade de não ter nenhuma ilusão quanto a quem esse governo serve e por tanto a necessidade de nos fortalecemos para impormos nossas demandas, pois se continuarmos de braços cruzados vamos ser totalmente engolidos, como já estamos sendo.

Os movimentos ressaltaram a importância do encontro unitário dos povos do campo, o segundo congresso camponês da história, que mostrou ao governo e a burguesia agrária ao contrario do que muitos dizem que sim é possível a unidade de todos os movimentos campesinos, quilombolas e indígenas.

Assim foi reafirmada a necessidade de concretizar e fortalecer essa unidade com ações efetivas tanto a nível nacional como também nas regiões. O ano de 2013 terá que ser um marco da luta dos povos do campo, das águas e da floresta no Brasil. Afirmaram os presentes.

Varias ações unitárias aconteceram de norte a sul, que prometem paralisar o Brasil, a luta de classes tende a se intensificar tanto no campo como na cidade e devemos está preparados para enfrentar esse novo período. Em sintonia com todo o Brasil, e olhando para as particularidades de Goiás, os movimentos campesinos prometem muitas mobilizações e luta para o próximo período.

A luta campesina que sempre foi referencia da luta de classes no nosso país mais uma vez dá o exemplo de construção concreta de unidade. Que essa unidade Floresça em ações e vitorias concretas para os povos do campo, das águas e das florestas.

*Pedro Ferreira – Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário