sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oração macro-ecumênica pela saúde do presidente Chávez


Introdução:
Como uma grande corrente de solidariedade espiritual, nós nos reunimos nos mais diversos lugares da América Latina, como se todos estivéssemos em torno do leito do presidente Hugo Chávez para invocar sobre ele o espírito, ou seja, a energia de saúde, resistência e força física e espiritual para vencer esse momento difícil que ele atravessa. Cremos na força do amor solidário e queremos vivenciá-lo em nosso modo de ser e expressá-lo nessa oração. Ela é aberta às mais diversas tradições espirituais em uma comunhão de amorosidade que nos une com o universo e todos os seus elementos e nos leva a invocar o mistério mais profundo da vida que muitos chamam de Deus. Os que creem que Deus é amor sabem que Ele é o primeiro interessado na saúde das pessoas e que todos vivam bem. Então, nossa oração não é para insistir que ele intervenha e cure uma pessoa doente. Se Deus é amor e pai amoroso, só pode estar mais interessado do que nós na saúde e no pronto restabelecimento de uma pessoa doente. Nossa oração não visa então uma magia mecanicista ou milagrosa fora da realidade. O que nos reúne é o desejo de unir toda energia amorosa e solidária da qual somos capazes sobre o leito do nosso irmão doente, sobre os médicos que o assistem e aí sim acreditamos que essa corrente de paz e comunhão solidária seja alento, remédio e conforto para o presidente Chávez e para todas as comunidades e movimentos populares da América Latina, doentes junto com ele e necessitados de cura e de novo alento.
Coloquemo-nos de pé e em um momento de silêncio, tomemos consciência da terra em que pisamos. Entremos em comunhão amorosa mais profunda com a mãe Terra. Se pudermos, tiremos sapatos e sandálias e com os pés descalços, sintamos a energia da mãe Terra que nos sustenta. Respiremos calma e profundamente para nos abrir a toda energia de vida do universo. Inspirando e expirando, nos enchamos de todo amor que sentimos em nós. Que esse amor venha até nossa pele e possa ser a energia mais forte que expressamos nesse momento.
Com as comunidades judaicas e cristãs do mundo inteiro, cantemos ou oremos juntos uma palavra do salmo 104 que com o tempo se tornou um refrão muito usado pelas comunidades:
Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra! (bis).
Com as comunidades de todas as religiões do Oriente que invocam a Deus com os mais diferentes nomes como Brahma, Vishnu e Shiva, invoquemos a força curadora do vento, sinal do Espírito, sobre o presidente Chávez e sobre todos os que o assistem nesse momento.
Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra!  
Com as comunidades e grupos das diversas tradições budistas, invocamos a iluminação que está em todos nós e reverenciamos a solidariedade universal como espirito de compaixão do Buda como força curadora da água, mãe da vida e restauradora de saúde e de paz.
(Aqui, se o grupo quiser, pode fazer passar por todos os participantes um jarro de agua que possa passar de mão em mão. As pessoas tocam na água e cantam ou oram).
Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra!  
Unamo-nos às comunidades e grupos de tradição muçulmana. Em nome de Alá, o misericordioso, invoquemos a misericórdia benevolente manifestada na vida para que ela atue agora como energia de cura e de vida nova.
Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra!  
Unamo-nos agora a todas as comunidades de tradição afro-descendentes e indígenas na bênção do fogo sagrado que seja fogo que queime toda doença e restaure o calor da vida e da força interior e física para o nosso querido líder e para todos os que hoje estão necessitados dessa energia.
(Acende-se o fogo ou em uma pequena fogueira no meio do grupo, ou em uma vela que pode passar também de mão em mão).
Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra!  
Vem, vem, Espírito de amor, nós te invocamos como médico da vida, luz de saúde, alívio e conforto em toda dor, vem sobre o irmão comandante Chávez e sobre todas as pessoas que no mundo inteiro estão sofrendo no corpo ou no espírito. Traz a tua força restauradora da saúde e nos alimenta na comunhão e na solidariedade que o sistema desse mundo nunca poderá vencer. Na véspera de sua partida, Jesus disse aos discípulos: “Filhinhos, no mundo, vocês sempre terão aflições, mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). Que essa palavra se realize hoje em nós e no presidente Chávez.
Cristãos e crentes de todas as tradições espirituais oremos em um momento de silêncio e se alguém quiser livremente dizer uma breve oração em sua forma própria de orar, pode com toda liberdade e nós todos nos associaremos ao jeito de cada um.
Depois de um momento de silêncio e das possíveis intervenções, se o grupo quiser, pode concluir com a oração pausada e meditativa (todos de mãos dadas) do Pai Nosso que, embora seja cristã, tem um espírito universal.
No final, o/a coordenador/a convida todos a encerrarem esse momento de prece com o abraço da paz e da solidariedade.
E podem ainda encerrar com um cântico da caminhada conhecido e cantado por todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário