segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Grande encontro em Goiânia une forças empenhadas em combater “novos modelos de gestão” contrários aos princípios SUS.


Dia - 9 de março de 2013
Local – Goiânia Goiás
Endereço - Sindsaúde - Rua 26 S/Nº Bairro Santo Antônio
Horário: das 8hs as17hs
Objetivo: Unificar forças contra Privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Telefones de contato: Sindsaúde 62-3231-0307
Ivanilde (vivo) 62-96369779 (TIM) 62-8115-3717
Viviane – OI 62 -8414-8887
Oportunidade: união de forças politicas nacionais, entre militantes da Frente Nacional Contra a Privatização, o Comitê Nacional pela Revogação da Lei das Organizações Sociais e o Fórum Goiano de Luta Contra a Privatização.
01-    A Frente Nacional Contra a Privatização liderada por um importante grupo de resistência do estado do Rio de Janeiro, que se opõe à implantação dos “novos modelos de gestão” no SUS – Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Fundações Estatais de Direito Privado e Empresa Brasileira de Serviços Públicos Hospitalares-EBSERH (Projeto de Lei 1749/2011) http://www.contraprivatizacao.com.br
02-    O Comitê Nacional pela Revogação da Lei das Organizações Sociais, movimento também de abrangência nacional agrega diversos estado por meio de organizações sindicais, parlamentares de partidos políticos, movimentos sociais e representantes do controle social que deliberam formas de unir nacionalmente as lutas, construir uma agenda comum  fortalecendo também as ações locais de cada estado e o debate político. http://organizacaosocialnao.blogspot.com.br

02-             O Fórum Goiano de Luta Contra a Privatização, de abrangência estadual mobiliza movimentos populares, sindicais e estudantil;  conselhos de classe e de controle social; parlamentares, partidos políticos; Instituições de Ensino; ONGs entre outros movimentos sócias. Organiza a discussão local potencializando a unificação das ações de enfrentamento das terceirizações na saúde pública do Estado de Goiás.

Na oportunidade propomos realizar um debate sobre a situação das terceirizações da saúde em todo Brasil com encaminhamentos de enfrentamento da situações com diversas formas de luta em defesa da saúde 100% pública.

Proposta de Programação:

8hs - Café com conversa – troca de experiências

9hs – Informes e contextualização local e nacional

11hs – deliberações

12:30 - Almoço

14hs - Reunião dos Comitês Executivos e encaminhamentos das ações deliberadas

17hs - Até o próximo encontro.

Sindsaúde Goiânia Goiás - Rua 26 S/Nº Bairro Santo Antônio das 8hs as17hs –

INSCRIÇÃO PARA O ALOJAMENTO

*Reserva do Alojamento: Falar com Rosa – Secretaria do Sindsaúde
 -Telefone 62-3231-0307  ou por e-mail sindsaude@sindsaude.com.br com copia para iv_batista@yahoo.com.br
 
Nome
Instituição
Estado
Telefone
Chegada
 
 
 
 
 
Data:
Hora:
*Solicitar para trazer roupa de cama - (2) lenções (1)  fronha, toalha de banho bem como acessório de higiene pessoal.
 
Ivanilde V. Batista
(62) 9636 9779
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Edital para contratação de educadores populares, em território Nacional.


Este é o edital de educadores/as.

Este é o edital das entidades.


1. O prazo final para envio de propostas e currículos é dia 25 de fevereiro. Após esta data não serão mais recebidos currículos ou propostas.

2. Os currículos com os devidos comprovantes devem ser enviados para o e-mail constante no edital (recideditais@camp.org.br). Após dia 25 de fevereiro todos os currículos serão enviados às comissões de pré-seleção estaduais, nos e-mails previamente informados.

Maiores informações: Recid-GO.

dom tomaz 90 anos depois

Nossos mais profundos sentimentos pelo falecimento do Companheiro Deusdete

A Rede de Educação Cidadã de Goiás e com certeza todos os movimentos populares, sentem profundamente a morte do companheiro Deusdete, grande militante das causas populares que no ultimo período estava dando sua importante contribuição no movimento de Economia Solidaria em Goiás, junto a ECOCUT. Também sempre presente nas reuniões ampliadas, encontros e oficinas de formação da RECID-GO. 
Nos somamos a todos que sentem profundamente a perda de tão valoroso militante, bem como nos solidarizamos com toda a sua família. Descanse em paz velho amigo, levaremos adiante tua luta que é a de todos nós.

Pedro Ferreira
Da Secretaria da RECID-GO

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

5ª Semana Social Brasileira - Juventude

MANIFESTO DOS JOVENS DA ÁUSTRIA SOBRE A CAJU


Prezados senhores, Viena, 14.02.2013

Faz algumas semanas que nós, amigos e amigas da CAJU e participantes dos intercâmbios da DKA-Austria com a CAJU aqui em Viena e toda na Austria, começamos a receber notícias preocupantes de nossos conhecidos/conhecidas e amigos/amigas na CAJU. Foram demitidos muitas das pessoas as quais conhecemos e começamos de gostar e valorizar através de nossas visitas na CAJU. Ao mesmo tempo, projetos que nos inspiraram na nossa visita e depois, no nosso trabalho aqui na Áustria foram terminados. 

Queremos, por meio dessa carta, expressar a nossa preocupação com esses desenvolvimentos.

Conhecemos a CAJU como uma casa aberta e com uma equipe realmente comprometido com todas as pessoas que passavam pela casa, com as lutas das pessoas associadas à casa, e com a
sociedade e as contradições em si. Conhecemos a CAJU como uma casa onde uma metodologia foi aplicada que conseguiu integrar as dimensões espirituais, políticas, e pessoais de uma forma tão humana, e, ao mesmo provocador e consoladora. Conhecemos a CAJU como uma casa que enfrentou os poderosos e não se calou ao ver as injustiças acontecendo nesse mundo. Conhecemos a CAJU como uma casa que não teve medo de mostrar para nos, visitantes de fora, o Brasil bonito, festivo, e alegre e ao mesmo tempo indicar com muita clareza as injustiças acontecendo nesse mesmo país. Conhecemos a CAJU como uma casa onde todo mundo foi muito bem recebida, independente de sexo, cor, sexualidade ou nacionalidade. Sempre foi visível que a equipe da CAJU tentou fomentar e integrar essa diversidade. Esse fato também ficou muito claro na escolha das pessoas que foram mandado para Áustria através dos intercâmbios da CAJU com a DKA. Conhecemos a CAJU como uma casa de juventude, da juventude e para a juventude. Onde as preocupações, as dificuldades, as alegrias, e o jeito da juventude foram tomadas a sério. Foi impressionante ver como a CAJU conseguiu trabalhar com a juventude e criar uma rede de muitas pessoas que se envolviam na igreja e nas lutas sócias. 

O fato que muitos dos projetos progressivos (pós-juventude, escola de formação de lideranças, escola de educadores de jovens, Oficinas de formação em juventude e cidadania e de econômica solidária, pré-universitário) que representam a base da cooperação boa entre
a CAJU e a DKA agora vão ser terminados nos preocupa. Temos que os grandes avanços nessas áreas vão ser suspendidos no atual processo de reestruturação. Por isso estamos preocupados que, com as mudanças recentemente promovidas na CAJU, essa CAJU poderia mudar de cara, poderia perder essa grande capacidade de mostrar e mudar esse nosso mundo. Estamos preocupados porque foi essa equipe da CAJU que nos recebeu, nos deu a oportunidade de conhecer o Brasil e fez que a CAJU ficasse a nossa casa, onde, cada vez que voltamos, nos sentimos em casa. E estamos muito preocupados que um lugar,
onde um outro mundo não só foi possível, mas realmente existiu, fosse fechado.

Com lembranças desde Austria,
Andrea Auer
Barbara Karner
Christine Föger
Christoph Watz
Fabian Pollesböck
Franz Helm
Franz und Anna Karner
Gerald Faschingeder
Johannes Kemetter
Johannes Schmidt
Kathrin Wexberg
Magdalena Jetschgo
Mareike Sornek 
Marisa Krenn
Markus und Angelika Pröstler-Feichtinger
Markus und Astrid Hafner-Auinger
Michael Krummer
Nikolaus Pesl
Rita Hackl
Silvia Richtarz
Stefan Lumplecker
Elisabeth Matejka-Lumplecker
Stefan Schweinschwaller
Stefan Ulz
Ulla Ebner
Ute Mayrhofer
Vivian Andréa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Celebração em Memória aos 8 Anos da Desocupação do Parque Oeste Industrial – Quando a dor vira resistência.

“No dia 16 de fevereiro de 2005, mais de 1800 policiais foram mobilizados pela Secretaria de Segurança Pública para desocupar uma área ocupada por famílias sem-teto no Parque Oeste Industrial. A ação, denominada de Operação Triunfo, resultou em duas mortes, 14 feridos, cerca de 800 pessoas detidas e inúmeros desabrigados. O episódio ficou marcado como um dos mais violentos da história da capital. (Chamada do Programa Conexões - TV UFG, em edição especial sobre o tema)”


O Comitê Goiano Pelo Fim da Violência Policial convida para a Celebração em Memória aos 8 Anos da Desocupação do Parque Oeste Industrial – Quando a dor vira resistência.

A celebração será realizada no Residencial Real Conquista e conta com o apoio de militantes e colaboradores da causa dos Direitos Humanos em Goiás.
 
Dia e Horário: 16 de Fevereiro - Sábado às 17h30
Endereço: Rua RI-20 (Primeira Etapa do Residencial)

A celebração é um ato de memória da luta das famílias despejadas da Comunidade Sonho Real, fato ocorrido em fevereiro de 2005, até as mobilizações atuais no Residencial Real Conquista.
São esperadas, para o ato, as várias das pessoas que contribuíram com a consolidação desse espaço de resistência ao longo dos 8 anos de luta.
 
Haverá, ainda, apresentação do Rapper Marcão (de Samambaia/DF) e dos grupos Autoras do Fato (de Goiânia/GO) e Rajada de Raciocínio (de Aparecida de Goiânia/GO).

Pelo Comitê:
Eronilde Nascimento (62) 8167-5772
Eduardo Mota (62) 8409-8515

MINISTRO CHEFE DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA GILBERTO CARVALHO RECEBE PROJETO DA PJR PARA O III CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA.

*Por Josivaldo Moreira de Carvalho

Ontem dia 13 de fevereiro do ano em curso quarta feira de cinzas as 14:30 horas, a PJR (Pastoral da Juventude Rural) representado pelo Assessor Josivaldo Moreira de Carvalho do Estado de Goiás participou do Lançamento Oficial pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília da Campanha da Fraternidade de 2013 que trás como Tema “Fraternidade e Juventude” e Lema “Eis-me aqui, envia-me!”. Como é um momento de lançar a campanha estavam presentes além de vários reportes, a PJR, PJ, PJMP, Grupo de jovens Maristas, Jovens Indígenas Tupinambá, Secretário Geral da CNBB Dom Leonardo Steiner, Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil Gilberto Carvalho, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinícius Furtado Coelho entre outros convidados.

Dom Leonardo Steiner disse que hoje estamos iniciando nosso caminho pascal. “Os quarenta dias que precedem a cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência salvadora de Jesus Cristo”. Dom Leonardo solicitou que a Caritas fizessem uma prestação de contatas da Campanha da Fraternidade de 2012 onde exibiram um documentário mostrando alguns projetos que foram desenvolvidos em Goiás com a agricultura familiar na perspectiva da agroecologia. Logo após, ele apresentou um vídeo de 27 segundo que será a partir de então exibido na Televisão sobre a Campanha e Hino Oficial da Campanha.

O Ministro Gilberto Carvalho representando o Governo Federal salientou que a Campanha da Fraternidade possibilita um espaço para o governo está junto à Igreja trabalhando a questão da juventude, falou também que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um momento privilegiado para toda juventude brasileira. “A Jornada Mundial da Juventude vem ao encontro de uma grande preocupação que o governo tem em relação à situação do Jovem do Brasil” disse ele.

A Campanha deste ano tem como objetivos: Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

A PJR em sua participação no lançamento da campanha da fraternidade, no compromisso com a Igreja e com os jovens camponeses desrespeitados pelas políticas desumanas centradas ao agronegócio que só beneficia uma pequena parte da sociedade apresenta ao Ministro Gilberto Carvalho Ofício e Projeto do III Congresso Nacional da Juventude Camponesa que acontecerá em novembro deste ano onde chama os jovens para discutirem projetos de vida para todos e todas, na ousadia de construí “sim” um projeto popular para o Brasil onde principalmente o jovem possa ser reconhecido e sejam sujeitos protagonistas na civilização do amor com suas raízes plantadas na realidade.

“Juventude que ousa sonhar, constrói o poder popular”

*Josivaldo Moreira de Carvalho - Assessor da Pastoral da Juventude Rural - PJR.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Campanha de solidariedade aos camaradas do MST presos injustamente em Goiânia



Goiânia, 01 de fevereiro de 2013.

Solicitação Emergencial,

Aos amigos e amigas,

No dia 13 de Novembro de 2012 no Assentamento Canudos localizado no município de Palmeiras de Goiás, no Estado de Goiás foram presas as pessoas de Belchior Viana Gonçalves e Paulo Roberto de Sousa, com preventiva decretada pelo magistrado Alderico Rocha Santos, em substituição, na 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás foi fundamentada pela garantia da ordem pública, da aplicação da lei e da conveniência da instrução criminal.
Os dois companheiros são lideranças locais e estão sendo acusados de desvios de recursos públicos, estelionatos, intimidação e ameaças, e formação de quadrilha.  Estas prisões são reflexos da história de luta pela terra e para permanecer nela no Assentamento Canudos. Refletem também a ausência da política pública de Reforma Agrária no Estado de Goiás.
Perderam o direito de liberdade, o mais relevante e sagrado de todos os direitos da pessoa humana. Não puderam argumentar, apresentar seus fatos, as contradições e suas circunstâncias antes da medida coercitiva Estatal.
Os dois são lideranças do Assentamento Canudos. Defendem e praticam a agroecologia, a produção na forma de cooperação, a condução ética e transparente dos projetos sejam de financiamento público ou privado e têm o respaldo e apoio da grande maioria das famílias assentadas de lá. Contribuem na articulação, apoio e motivação para viabilizar um conjunto de políticas de compras de alimentos implementados pelo governo federal.
Nunca responderam a nenhum processo administrativo ou judicial por qualquer motivo que fosse. Sempre participaram das atividades organizativas, culturais e produtivas do assentamento. Seus lotes são referências de produção, sempre visitados por pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Ou seja, são pessoas da política, da vida orgânica do Assentamento Canudos e do Movimento Sem Terra. Por isso, obviamente, contrariam interesses, o que é normal numa sociedade de poder e de lutas de classes. Referidos interesses, por outro lado, primam pelo desvio ético-legal e o anonimato. Objetivam o fim da Reforma Agrária, o fortalecimento do latifúndio e a destruição dos movimentos sociais do Campo. Assim, é preciso repensar a Reforma Agrária. Reforma Agrária não é caso de polícia. É política constitucional da ordem econômica; é esteio do desenvolvimento de uma nação.
A prisão preventiva de Belchior e Paulo é a absoluta confirmação de que as autoridades do executivo, legislativo e judiciário ainda não conhecem a cultura do desenvolvimento sustentável, humano e agroecológico do campo.
É preciso rever esta situação, uma vez que a Reforma Agrária no Estado de Goiás encontra-se ameaçada e encarcerada.
Diante do exposto, já estamos completando 3 meses de angústias pessoais e a busca pela liberdade dos companheiros. Apesar de estar tendo um acompanhamento de advogados especialistas, temos encontrado muitas dificuldades para garantir o pagamento dessa assessoria jurídica. Estamos buscando apoio e a solidariedade de amigos e entidades para ajudar a pagar esses custos financeiros. Gostaríamos de pedir a vossa contribuição no valor que for possível.

Certos de contarmos mais uma vez com a vossa valorosa compreensão, agradecemos.


Direção MST-GO

Contato para maiores informações:  (62) 3877 - 7647. Falar com Valdivino ou Morgana ou pelo E-mail:jamantamst@yahoo.com.br

Convite: 1º Reunião Ampliada da Rede de Educação Cidadã de Goiás 2013



Dia 15 de fevereiro de 2013 das 18:30h às 21:30h no Centro Cultural Cara Vídeo, com a  seguinte pauta:
·          O novo convênio que já foi assinado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e publicado. \Os primeiros passos serão os lançamentos dos editais da equipe da Recid no CAMP, das entidades estaduais e de educadores/as nos estados, a partir dos critérios das diretrizes de organicidade da Recid de nosso plano trienal 2012-2014.
·         Discutir a metodologia do encontro de Avaliação e Planejamento da Recid do ano de 2013 (de onde sai as opções políticas, pedagógicas e organizativas );
             Cada coletivo que compõe a Recid precisa indicar 02 pessoas para participar das reuniões ampliadas do ano de 2013, e o critério de participação é que sejam pessoas que já conheçam a Recid e tenha participado de alguma atividade. As confirmações devem ser feitas através do e-mail: talhergoias10@gmail.com ou pelo telefone 062) 3203-5322.
Desejamos  um ano de convivência fraterna e solidariedade!
Rede Educação Cidadã – GO

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Convite - Reunião de preparação do 08 de Março em Goiânia

Comunicação do Bloco de Resistência Socialista

O Fórum Goiano de Mulheres esta convocando as militantes feministas (homens feministas serão bem vindo) das organizações de luta da classe trabalhadora goiana (Centrais sindicais, sindicatos, movimento popular, pastorais sociais, movimento estudantil entre outros) para participarem de uma reunião nesta quinta-feira (14/02) ás 17h no Centro Popular da Mulher - CPM (Cito Av. Goiás esquina com a rua 4, centro, 4º andar, sala 403 - Edificio Flavia em cima da livraria opção cultural).
É importate a participação de todas para organização de um calendario de atividades, mobilização e luta em defesa da causa feminista, sobretudo com vista ao 08 de março. Mas também durante todo o mês de março.
Pois como diz o cartaz de divulgação da atividade "Sem as mulheres não há revolução!"

As contradições do Complexo Tapajós

Comitê de Combate as privatizações na Saúde em Goiás aprova caléndario de lutas e mobilizações

 Comunicação RECID-GO
 
No ultimo dia 07 de fevereiro, o comitê de combate as privatizações na Saúde em Goiás realizou uma reunião no Centro Cultural Eldorado dos Carajás e aprovou o seguinte calendario de lutas e mobilização.
 
1.                  Dia 15/02 (sexta feira) às 8hs visita ao HDS – Antiga Colônia Santa Marta;
Objetivo: conversar com os trabalhadores sobre a situação dos mesmos e mobilizar para assembleia do sindsaúde dia 19/02;
2.                  Dia 18/02 (segunda feira) às 14hs, visita ao HDT;
Objetivo: conversar com os trabalhadores sobre a situação dos mesmos e mobilizar para assembleia do sindsaúde dia 19/02;
3.                  Dia 19/02/2013 (terça feira) às 8hs, Assembleia do Sindsaúde - Na Assembleia legislativa ;
Pauta: Terceirizações, prova para os trabalhadores e .....;
 
4.                  Dia 8 de Março (sexta feira) às 19hs debate sobre Assedio Moral no Serviço Público – Assembleia Legislativa Auditório Solon Amaral;
 
5.                  Dia 9 de março reunião Nacional - Comitê Nacional pela Revogação da Lei das Organizações Sociais: http://organizacaosocialnao.blogspot.com.br/
 e Frente Nacional Contra a Privatização: http://www.contraprivatizacao.com.br
Local - Sindsaúde Goiânia Goiás - Rua 26 S/Nº Bairro Santo Antônio das 8hs as17hs
Mobilizar: trabalhadores/as, usuários do SUS, professores, pesquisadores, estudantes, conselhos de classe, conselho de saúde e outros conselhos movimentos populares, sindical, ONGs, parlamentares, vereadores, promotores públicos enfim tod@s que defende o SUS.
 
*Estavam presentes na reunião as seguintes organizações: CEBES, UFG, SINDSAÚDE, ANEPS, Sindicato da Alimentação, CSP-Conlutas, Centro Cultura Eldorado dos Carajás, Conselho Municipal de Saúde de Anapolis, Conselho Estadual de Saúde,  PSTU, PSOL, PT e assessoria do Mandato do Deputado Mauro Rubem.