sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MINISTRO CHEFE DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA GILBERTO CARVALHO RECEBE PROJETO DA PJR PARA O III CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA.

*Por Josivaldo Moreira de Carvalho

Ontem dia 13 de fevereiro do ano em curso quarta feira de cinzas as 14:30 horas, a PJR (Pastoral da Juventude Rural) representado pelo Assessor Josivaldo Moreira de Carvalho do Estado de Goiás participou do Lançamento Oficial pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília da Campanha da Fraternidade de 2013 que trás como Tema “Fraternidade e Juventude” e Lema “Eis-me aqui, envia-me!”. Como é um momento de lançar a campanha estavam presentes além de vários reportes, a PJR, PJ, PJMP, Grupo de jovens Maristas, Jovens Indígenas Tupinambá, Secretário Geral da CNBB Dom Leonardo Steiner, Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil Gilberto Carvalho, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinícius Furtado Coelho entre outros convidados.

Dom Leonardo Steiner disse que hoje estamos iniciando nosso caminho pascal. “Os quarenta dias que precedem a cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência salvadora de Jesus Cristo”. Dom Leonardo solicitou que a Caritas fizessem uma prestação de contatas da Campanha da Fraternidade de 2012 onde exibiram um documentário mostrando alguns projetos que foram desenvolvidos em Goiás com a agricultura familiar na perspectiva da agroecologia. Logo após, ele apresentou um vídeo de 27 segundo que será a partir de então exibido na Televisão sobre a Campanha e Hino Oficial da Campanha.

O Ministro Gilberto Carvalho representando o Governo Federal salientou que a Campanha da Fraternidade possibilita um espaço para o governo está junto à Igreja trabalhando a questão da juventude, falou também que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um momento privilegiado para toda juventude brasileira. “A Jornada Mundial da Juventude vem ao encontro de uma grande preocupação que o governo tem em relação à situação do Jovem do Brasil” disse ele.

A Campanha deste ano tem como objetivos: Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

A PJR em sua participação no lançamento da campanha da fraternidade, no compromisso com a Igreja e com os jovens camponeses desrespeitados pelas políticas desumanas centradas ao agronegócio que só beneficia uma pequena parte da sociedade apresenta ao Ministro Gilberto Carvalho Ofício e Projeto do III Congresso Nacional da Juventude Camponesa que acontecerá em novembro deste ano onde chama os jovens para discutirem projetos de vida para todos e todas, na ousadia de construí “sim” um projeto popular para o Brasil onde principalmente o jovem possa ser reconhecido e sejam sujeitos protagonistas na civilização do amor com suas raízes plantadas na realidade.

“Juventude que ousa sonhar, constrói o poder popular”

*Josivaldo Moreira de Carvalho - Assessor da Pastoral da Juventude Rural - PJR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário