terça-feira, 9 de agosto de 2011

II Etapa da Escola de formação política de Educador@s populares da RECID – GO discuti “a visão estratégica da luta de classes”.



Por Pedro Ferreira

Rede de Educação Cidadã de Goiás

Neste final de semana (05, 06 e 07 de agosto de 2011) foi realizada a II Etapa da Escola de Formação Política de Educador@s populares, organizada pela rede de educação cidadã de Goiás. Esta etapa teve como tema “A visão estratégica da luta de classes” e como objetivo compreender o processo histórico da luta de classes, a contradição capital x trabalho, estado e sociedade, e as estratégias e táticas para construção do poder popular.

Seminário de abertura discuti reforma urbana

Na sexta-feira (05/08) ás 19h00 aconteceu o seminário de abertura da II etapa da escola no Centro Cultura Cara Vídeo sobre reforma urbana, para ajudar nas reflexões sobre o tema Dom Tomás Balduino (CPT) e a Professora Lucia Maria Morais (PUC-GO) foram convidados para falar sobre o assunto.

A ideia original do seminário era discutir qual a reforma urbana e agrária os movimentos sociais defendem? No entanto Dom Tomás propôs que devido à necessidade de se debater a questão da reforma urbana que é pouco discutida e sendo que o fórum de reforma agrária tinha acabado de realizar um seminário sobre a questão agraria por que não então focarmos só na reforma urbana? A plenária foi consultada e todos concordaram com a proposta de Dom Tomás.

Em um dialogo dinâmico com os participantes Dom Tomás e a Professora Lucia Maria Morais levantaram questões essenciais para uma reforma urbana que atenda aos interesses dos trabalhadores, como mobilidade urbana, acessibilidade, preservação ambiental e sobre tudo a desapropriação de casas e terrenos que não estão cumprindo a função social, pois há muitas casas e terrenos vazios nos centros urbanos mais os mesmos estão sendo utilizados apenas para especulação imobiliária.

A questão dos grandes projetos como a copa do mundo e as olimpíadas que serão realizadas no Brasil e que serão prejudiciais sobre tudo as periferias foram abordados também no seminário, Dom Tomás falou da necessidade de nos organizarmos para nos contrapor aos ataques que viram aos trabalhadores com a construção de estruturas para esses mega eventos.

Em Goiás os movimentos de luta por moradia se desmobilizou no ultimo período sobre tudo após o episodio do “Parque oeste industrial”, no entanto é necessário que os movimentos que organizam os trabalhadores na luta por moradia pensem a luta para além e não simplesmente pela conquista de uma casa. Mesmo com as politicas do governo com o aumento da construção de moradias populares, há ainda um grande déficit habitacional.

Também foi discutido a questão do plano diretor das cidades que são realizados sem a participação da população, e acaba prevalecendo os interesses dos empresários e especuladores imobiliários.

Compreendendo o processo histórico da luta de classes para construção de nossas táticas e estratégias para construção do poder popular

Logo após o seminário a turma que veio participar da II etapa da escola pegou o ônibus rumo ao Seminário Santa Monica em Brazabrantes onde continuaria a atividade.

No sábado (06/08), após o café da manhã a atividade foi iniciada com uma mística “De que Rio eu venho e qual a importância do mesmo para minha luta hoje”. O objetivo da mística foi fazer uma troca de experiências entre os educador@s assim com da luta dos movimentos que participam.

Em seguida com a assessoria do Professor Davi Maciel (CEPEC/UFG) mergulhamos no processo histórico da luta de classes focando em três experiências: Comuna de Paris, Revolução Russa de 1917 e A experiência Chilena do governo popular de Salvador Allender.

Após as reflexões sobre essas experiências distintas, o professor resgatou as experiências das luta dos movimentos sociais no Brasil nos últimos 30 anos. Por fim o professor falou sobre o neoliberalismo no Brasil e o descenso da luta dos movimentos sociais até o governo Lula/Dilma.

Após a exposição abriu-se para os questionamentos e intervenções da plenária que serviram para aprofundar os temas levantados, por fim o professor Davi Maciel fez o fechamento apontando algumas estratégias e táticas não sua opinião que devemos assumir para construção do poder popular. Para o professor o espaço institucional deve esta a serviço da organização popular e não o contrario, colocou também que é necessário endurecer as criticas ao governo Dilma, como também é necessário combatermos o discurso do mal menor, para o professor temos que fazer um balanço da esquerda e construir um projeto alternativo do que esta colocada.

Após o almoço foi apresentada a metodologia do trabalho na parte da tarde que seria através da dinâmica do carrossel, por tanto a turma foi dividia em três grupos por eixo:

1- Eixo: Processo Histórico da Luta de Classes

2- Eixo: Contradição Capital x Trabalho

3- Eixo: Estado e Sociedade

Após o trabalho em grupo o carrossel girou e a turma pode partilhar as discussões feitas sobre cada eixo, por fim todos voltaram para plenária para aprofundar mais as questões levantadas no trabalho em grupo apresentadas na dinâmica do carrossel.

Por fim a turma ainda teve animo para assistir o filme sobre o golpe militar que derrubou o governo popular de Salvador Allender no Chile. E também para dançar forró/funk na noite cultural.

Construindo nossas táticas e estratégias para construção do poder popular

No domingo (07/08) após o café da manhã as atividades foram retomadas, mais uma vez a turma foi dividida em grupos onde foram repassados textos para aprofundamento sobre nossas táticas e estratégias para construção do poder popular.

Logo após os grupos apresentaram as sínteses das discussões e em seguida abriu – se para o dialogo e a troca de impressões na plenária. Para o fechamento deste momento foi apresentado o Vídeo “Pé dentro, pé fora na ciranda do poder popular”, que nos apresenta uma experiência concreta na construção do poder popular.

Por fim chegou se o momento de fazer os encaminhamentos finais, assim como a avaliação e a mística de encerramento.

A próxima etapa da escola será em outubro, e por deliberação dos participantes acontecerá novamente no seminário Santa Monica em Brazabrantes – Goiás.

Segue fotos do encontro:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário