segunda-feira, 21 de maio de 2012

RECID-GO participa do XI Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA

*Por Ana Lucia, Arilene Martins e Pedro Ferreira

Nos dias 17, 18 e 19 de Maio aconteceu em Caldas Novas o XI Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA com o tema “Educação de Jovens e Adultos em Goiás: Luta política e pedagógica.

Nós, educadores populares da RECID-GO participamos do mesmo contribuindo com a visão e troca de experiências da educação popular construída junto aos movimentos populares de Goiás, potencializando assim a formação de jovens e adultos no espaço formal da sala de aula.

Discussão a cerca da contribuição da educação popular para a permanência dos educando da EJA

Na sexta-feira (18/05), a RECID-GO participou da mesa sobre a contribuição da educação popular para permanência dos educando da EJA. Ressaltamos a importância da formação, organização e luta de classes, pois entendemos a educação popular como uma ferramenta para potencializar a luta dos oprimidos pela sua emancipação e transformação dessa realidade imposta. Uma formação construída junto com o sujeito partindo de sua realidade e especificidades e também fazendo um link com as questões gerais.

Pontuamos que a saída para a condição de opressão que existe na nossa sociedade é coletiva, nesse sentido a importância de não só fazermos a formação de base, mas, sobretudo nos organizarmos para lutarmos pelos nossos direitos.

Uma das questões mais levantadas por educadores e gestores que participaram da roda de conversa foi a cerca do grande desafio da permanência dos educando. Colocamos que temos que entender que não estamos em uma conjuntura isolada, que muitas vezes os educando desistem não só por falta de vontade de estudar, mais existe uma serie de fatores que o desestimulam de continuar a sua formação. O mesmo tem que trabalhar para sobreviver em um trabalho precarizado, enfrentar no dia a dia um sistema de transporte público de péssima qualidade, um sistema de saúde caótico entre outras questões. Assim o grande desafio nosso é tornar a sala de aula um lugar atrativo, mas mais do que isso, precisamos nos organizar para lutar para superar essa realidade.

Movimentos sociais e a economia solidária

No período da tarde realizamos uma oficina sobre economia solidária. Dialogando a cerca da necessidade de construirmos outro modelo social e econômico na nossa sociedade. Enquanto a economia capitalista é pautada na exploração da classe trabalhadora e no enriquecimento de poucos a economia solidária é construída por todos e seus frutos democraticamente divididos.

No entanto está posto como desafio para nós dos movimentos populares construirmos uma economia solidária de fato, evitando que a mesma torne apenas mais um braço da economia capitalista.

Debate, reflexões, troca de experiências e construindo a luta!

O XI Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA foi um momento importante para educadores e educando de varias cidades do estado de Goiás refletir e debaterem sobre a realidade da educação de Jovens e adultos nos seus municípios e em todo o estado.

Apesar da atuação valorosa de movimentos sociais, educadores e educando podemos perceber que a educação de jovens e adultos esta longe da almejada por todos nós. O fato é que a mesma está na periferia da periferia das políticas de educação tanto nos municípios como no estado.

O grande desafio colocado para o Fórum Goiano de EJA é além de pautar a formação construir uma pauta concreta de luta, pressionando os governos e gestores públicos, maior atenção a educação de jovens e adultos.

Nesse sentido a aprovação por parte dos participantes da plenária final do encontro de uma carta a prefeitura de Goiânia reivindicando uma maior atenção a política de formação de jovens e adultos no município foi um grande avanço. Como também a moção de repudio ao governo de Goiás que não subsidiou os educadores da rede estadual impossibilitando os mesmos de participarem do encontro.

*Educadores Populares da RECID-GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário