segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encontro de Avaliação da RECID-GO: Temos nos consolidado como uma das principais referencia em articulação e fortalecimento dos diversos movimentos populares de Goiás!


*Por Pedro Ferreira

Foi com esse espírito que militantes e ativistas dos movimentos populares que constroem a rede de educação cidadã de Goiás participaram do encontro de avaliação 2012, realizado neste sábado (24/11) no Centro Cultural Caravídeo - Goiânia – GO.

Iniciamos o encontro com uma mística em homenagem a semana da consciência negra com a declamação da canção Palmares da banda Natiruts e o canto das três raças de Clara Nunes. Após a apresentação dos participantes assistimos a um vídeo que mostra a experiência de interiorização da rede na região sudoeste de Goiás. Em seguida os educadores Lucas Prates da região sudoeste, Josivaldo do Nordeste Goiano e Arilene Martins e Pedro de Goiânia deram os informes de como se deu as articulações e ações de interiorização.

Conseguimos avançar bastante, hoje podemos dizer que a rede está presente também no interior de Goiás, mas é preciso avançar para outras regiões do estado que ainda não chegamos e consolidar o trabalho na região onde já estamos.  Afirmou os educadores.

O segundo momento deu se com uma roda de experiência sobre as principais lutas do movimento popular em 2012. As experiências partiram da questão agrária, juventude e criminalização dos movimentos populares.

Nesse sentido foram apontadas as articulações em torno da unidade dos movimentos campesinos de luta pela terra que culminou com o congresso unitário dos povos do campo em agosto como um marco importante, no entanto ressaltou se a necessidade dessa unidade se concretizar em ações que de fato possam fazer avançar a luta por reforma agrária no nosso país. Sobre a juventude a luta contra o extermino tem sido a principal bandeira dos últimos períodos, mas a juventude também esta presente em varias lutas tanto no campo como na cidade, em Goiás, por exemplo, a juventude tem sido protagonista no movimento fora Marconi e teve um papel fundamental na greve geral nas universidades federais. A luta contra a criminalização tem ganhado força no ultimo período, em Goiás vemos avanços importantes, sobretudo com as mudanças na secretaria de segurança pública, percebemos no mínimo um período mais propicio para fazermos esse debate tão necessário. No entanto há muito ainda o que se avançar.

Por fim foram ressaltadas as várias lutas dos movimentos populares em 2012, o que mostra que temos uma classe trabalhadora em movimento. No entanto são mobilizações feitas de forma fragmentadas e muitas vezes isoladas, a tão necessária construção da unidade das organizações da classe trabalhadora é ainda o nosso grande desafio.

Em seguida foi dado informe sobre o Encontro dos Educadores Marxistas que será realizado em 2013 em Goiânia que esta sendo organizado por professores da UFG que solicitaram a participação dos movimentos populares na construção do mesmo.

Varias ponderações foram feitas no sentido de refletir sobre qual a importância dessa atividade para o fortalecimento da luta dos movimentos populares, sobretudo afirmando que o movimento popular deve ser protagonista neste processo e não apenas espectador. Assim foi encaminhado de acompanharmos as reuniões que estão construindo o evento para que possamos tirar uma posição coletiva se iremos fortalecer como prioridade no próximo ano.

No período da tarde os educadores da secretaria da rede apresentaram as ações realizadas pela rede de Goiás em 2012. Realização de 7 encontros de formação, de 110 oficinas pedagógicas, rodas de conversas, ações de interiorização em Goiânia e região metropolitana, no entorno de Brasília, no sudoeste e nordeste goiano, como também a participação e contribuição em várias articulações, mobilizações e luta dos movimentos populares em Goiás.

Após a apresentação das ações partimos então para avaliação dos processos realizados olhando para o que havia sido planejado no inicio do ano no encontro de planejamento.

Foi um ano positivo, mas a rede tem que se consolidar como um espaço de chamamento para as organizações da classe trabalhadora, e pelas ações que tem feito tem conseguido. Afirmou Marcel do Talher Nacional.

Para a educadora Arilene conseguiu se avançar e fazer mais do que tínhamos planejado, no entanto tivemos alguns limites que  é necessário superarmos sobretudo no campo organizativo e de sustentabilidade.

Um dos pontos bastante elogiados foi em relação aos avanços no campo da comunicação, conseguimos dar maior visibilidade aos processos realizados pela rede, no entanto não conseguimos fazer um debate mais teórico sobre a comunicação como também precisamos elaborar materiais coletivamente.

Foi ressaltado que as oficinas pedagógicas realizadas tiveram uma grande importância, sobretudo por que foram feitas consolidando um processo de formação continua, sendo que este ano foi o que mais se fez atividades de formação com varias organizações.

A avaliação de forma geral foi bastante positiva, ressaltando o trabalho militante e compromissado de todos, mas também foi feito apontamento de varias ações que poderiam ter se concretizado e outras que poderiam ter sido melhores, sobretudo no campo da organicidade e sustentabilidade que mais uma vez deixamos a desejar.
 
Também foi feito uma avaliação da equipe de educadores contratados responsáveis por acompanhar e efetivar todo esse processo. No geral a equipe de educadores foi bem avaliada, mas ressaltando a necessidade de alguns ajustes.

O encontro foi finalizado com o informe sobre a reunião ampliada nacional da RECID e das ações planejadas para o próximo ano. Bem como da equipe de educadores de Goiás que informou como se dará o funcionamento da secretaria no próximo período em que não teremos atividades.

Por fim o encontro foi encerrado com a leitura de uma carta em agradecimento aos ativistas e militantes das organizações que participaram e contribuíram nos processos realizados pela rede de educação cidadã de Goiás em 2012.

*Pedro Ferreira – Educador Popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário