segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Time Agro Brasil: O Jogo ainda não acabou!


*Por Pedro Ferreira

É sabido que no ultimo período o setor ruralista
 tem nadado de braçada no Brasil. Com uma bancada extremamente forte no congresso nacional, cargos importantes no executivo e uma grande influência no judiciário - Tem conseguido aprovar leis importantes para o fortalecimento do setor a exemplo das recentes alterações no código florestal, mas, sobretudo conseguiu vencer a batalha ideológica sobre a necessidade de uma reforma agrária no Brasil, e não contente agora avança para usurpar as terras que ainda estão em poder dos camponeses, quilombolas e dos povos indígenas.

Apesar de toda a sua força política o modelo agrícola brasileiro não é só extremamente maléfico ao meio ambiente como também não tem nenhuma função social.  Por tanto se hoje tem algum prestigio na sociedade é devido à falsa propaganda de desenvolvimento que o mesmo trás e a falta de esclarecimento da população do que de fato representa o atual modelo agrícola brasileiro pautado na monocultura e extensa concentração de terra.

A Confederação Nacional da Agricultura e demais representantes do agronegócio sabem bem o que produz como também sabe o que devem fazer para que a maioria da população continue sem saber. Eis ai o grande objetivo do “Time Agro Brasil” programa de marketing que tem como garoto propaganda o produtor rural Pelé (que é também por acaso considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos). Programa esse que tem como principal objetivo esconder da população o que de fato é o agronegócio brasileiro.

Uso indiscriminado de agrotóxico, trabalho escravo, monocultura, usurpação dos territórios quilombolas e indígenas, extermínio dos povos indígenas, produção para exportação. Eis ai alguns exemplo do quanto de desenvolvimento o Time Agro coloca em campo, ou melhor, no campo. Mas isso você não verá nos comerciais e demais materiais de propaganda.

O Time Agro lhes apresentará um campo bonito, com o belo sorriso do rei do futebol Pelé exaltando os heróis do Brasil, e por fim dona Kátia Abreu – Senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura falando que eles produtores suam a camisa para manter o desenvolvimento do Brasil - Grande produtora que nunca se quer pegou no cabo de uma enxada.

Mas se eles pensam que o jogou acabou falamos como Raul – Oh baby, a gente ainda nem começou. A luta por terra, território e dignidade não esta encerrada, movimentos campesinos, quilombolas, indígenas como todos aqueles que apoiam a luta por uma reforma agrária de fato no nosso país nos articulemos e sacudamos esse país de norte a sul com o que de melhor sabemos fazer- Ocupar, resistir e produzir.

*Pedro Ferreira - Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário