quarta-feira, 28 de novembro de 2012

INAUGURAÇÃO DE 50 MORADIAS CAMPONESAS EM FAINA


MCP realiza, dia 29 de novembro, festa de inauguração de 50 moradias camponesas do município de Faina (GO), na propriedade da família Caetano.“Moradia Camponesa: nosso sonho, nossa luta, nossa conquista” é um projeto realizado pelo MCP em parceria com a Caixa e Agência Goiana de Habitação (Agehab) para a construção e reforma de casas no meio rural, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
“A moradia é resultado da luta das famílias camponesas que acreditam que a terra é mais que terra, é transformação e vida”, explica Sandra Alves da coordenação nacional do MCPAlém da casa, há um projeto social. As famílias camponesas participam de encontros de formação e oficinas para terem autonomia e adotarem práticas agroecológicas de cultivo.
Moradia Camponesa não é apenas a casa. É o ambiente embelezado com jardins, mata nativa, pássaros, pomar ecológico, hortas, plantas medicinais, variedades crioulas. Bem como abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica, tratamento do lixo, cuidados com a higiene da casa, ampliando a qualidade de vida da família camponesa e sendo elemento fortalecedor na luta pela permanência na terra.
Ano passado, a Caixa Econômica Federal realizou a sétima edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Em cerimônia, ocorrida em Brasília, Moradia Camponesa foi selecionado entre os 20 melhores projetos do país, sendo o melhor do meio rural. Atualmente, o projeto concorre ao Prêmio Internacional de Dubai 2012 para Melhores Práticas, do programa Habitat da Organização das Nações Unidas (Onu). O projeto é realizado no estado de Goiás, mas a partir do ano que vem será levado a outros estados brasileiros.

-- 
Comunicação MCP
Marina Muniz Mendes
62 32259674 / 62 99263572

Twitter: @_mcpbrasil
Skype: comunicacao.mcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário