segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MCP: Cerimônia de assinatura de 940 contratos de moradia


MCP realiza, dia 19 de dezembro, cerimônia alusiva de assinatura de 940 contratos de construção, reforma e ampliação de moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).  O ato será às 14:00, no teatro do município de Posse (GO), celebrando os primeiros projetos na região que é uma das mais pobres do País e possui o maior número de infectados com a doença de Chagas. Será realizada assinaturas simultâneas também nos municípios goianos de Catalão, Itapuranga e Silvânia.
Sonho, luta e conquista
Moradia Camponesa não é apenas a casa. É o ambiente embelezado com jardins, mata nativa, pássaros, pomar, hortas, plantas medicinais, variedades crioulas. Bem como abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica, tratamento do lixo, cuidados com a higiene. Necessidades que ampliam a qualidade de vida das famílias camponesas e fortalecem a luta pela permanência na terra.
Moradia Camponesa: Nosso Sonho, Nossa Luta, Nossa Conquista é um projeto realizado pelo MCP em parceria com a Caixa Econômica Federal e Agência Goiana de Habitação (Agehab) para a construção e reforma de casas no meio rural através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As moradias construídas têm 80,52 m2, quase o dobro do tamanho dos projetos habitacionais do País. O projeto é realizado no estado de Goiás, mas a partir do ano que vem o MCP levará a outros estados brasileiros.
Ano passado, a Caixa Econômica Federal realizou a sétima edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Moradia Camponesa foi considerado o melhor projeto do País no meio rural. Atualmente, o projeto concorre ao Prêmio Internacional de Dubai 2012 para Melhores Práticas, do programa Habitat da Organização das Nações Unidas (Onu).
Noemi Lemes destaca que o projeto do MCP é referência no Brasil inteiro e reconhecido internacionalmente. “A moradia faz parte da luta por soberania alimentar, pela não dependência das empresas. Juntamente com a casa, as famílias camponesas discutem as sementes crioulas, garantindo que os filhos, netos e próximas gerações tenham comida saudável”, ressalta.

-- 
Comunicação MCP
Marina Muniz Mendes
62 32259674 / 62 99263572

Twitter: @_mcpbrasil
Skype: comunicacao.mcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário