*Por João Damasio
No sábado, 01 de setembro, segundo dia da primeira
etapa da V Escola de Formação Política de Educadores Populares, os cerca
de 50 participantes do evento dialogaram sobre "Tática e estratégia
para construção do projeto popular" com o educador popular e
historiador, Cláudio Nascimento, que forneceu os textos base para o
debate.
Nascimento partiu da premissa de que, para além das
leituras acadêmicas, a experiência prática é o principal contributo na
construção de um Projeto Político Popular. "O cotidiano já é algo
revolucionário por si só. A mudança está fora do nosso tempo enquanto
indivíduos e cada um dá a sua contribuição. Isso é popular", explica.
Passando por temas como a crise estrutural do
capitalismo e da democracia, das eleições, do meio ambiente, da educação
e da cultura, o professor apresentou um quadro versando sobre a relação
dialética do Projeto Político, permitindo compreender o lugar da
Estratégia e da Tática.
"A Estratégia não muda. Ela é pensada a longo prazo,
partindo do local para o global e considerando as estruturas vigentes e
suas contradições. Já a Tática deve ter o dinamismo baseado na
constante análise de conjuntura avaliando cenários e descobrindo as
possibilidades de ação", elucida Nascimento.
Os participantes se dividiram em grupos para
aprofundarem nos aspectos populares do Programa da Comuna de Paris e, em
seguida, compartilharam as impressões por meio de desenhos, exposições e
teatro.
Para a participante do movimento Terra Livre, Regilane,
"essa interação é muito importante. Junto com os meus colegas de grupo,
estou compreendendo cada vez melhor tantos temas complexos visto por
vários olhares".
Depoimento que valida o ambiente de união entre os
movimentos, conclamado por Cláudio Nascimento durante toda sua palestra:
"Devemos construir a unidade, por mais que as estratégias divirjam". No
domingo, pela manhã, o grupo continua o debate com o professor e avalia
o evento.
*João Damasio é militante do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente e da equipe de Comunicação da Escola de Educadores Populares
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