sábado, 1 de setembro de 2012

2º dia da Escola de Educadores Populares discutiu a questão das táticas e estratégias para construção do poder popular

*Por Pedro Ferreira
Após a mística de integração dos participantes da primeira etapa da escola de educadores populares de Goiás que nos levou a refletir sobre a nossa condição tanto de oprimidos como opressor em determinadas situações. E da apresentação dos participantes dessa etapa – Educadoras e educadores vindo de vários cantos do estado e dos mais diversos movimentos populares. Iniciamos nossa discussão sobre as táticas e estratégias para construção do poder popular. Para tanto contamos com a assessoria de Cláudio Nascimento – Educador Popular e ensaísta sobre socialismo.

Para Claúdio Nascimento a nossa experiência de luta é fundamental para que possamos superar os limites e as contradições para construirmos o projeto popular. Nesse sentido foi apontado que aprendemos com nossas derrotas bem como para montarmos nossas estratégias é necessário conhecermos o terreno em que estamos atuando.

Cláudio Nascimento apontou que a estratégia é o horizonte onde queremos chegar, já a tática muda de acordo com analise de conjuntura que fazemos. Por tanto nossas táticas vão mudando de acordo com as mudanças da conjuntura. Já mudar a estratégia a curto e médio prazo é oportunismo.

O camarada também apontou algumas experiências concretas de construção do poder popular atualmente na Bolívia, Equador e Venezuela ou mesmo em projetos de assentamentos e aldeias indígenas no Brasil.

Para Cláudio Nascimento durante muito tempo e ainda hoje alguns grupos vêem a classe operaria industrial como o sujeito principal da revolução. No entanto ele coloca que o sujeito da revolução se faz na prática e não na teoria.

Por fim o período da manhã foi encerrado com a divisão dos grupos que iriam estudar e apresentar a discussão a cerca da experiência da Comuna de Paris. Atividade realizada após o almoço.

No período da tarde após a discussão nos grupos sobre a experiência da Comua, os educadores retornaram para plenária para apresentarem os frutos das discussões realizadas nos grupos.

Os educadores apresentaram um paralelo entre o programa da Comuna de Paris e a nossa realidade hoje – O que podemos ver foi o quanto essa experiência da Comuna foi tão importante e significativa. Que se tivesse triunfado a realidade hoje seria bem diferente.

Após a apresentação dos grupos aprofundamentos a discussão sobre o que foi a primeira experiência concreta de tentativa de construção de um projeto popular. Que não foi uma experiência pontual ou espontaneista mais sim fruto de um processo histórico bem anterior a Comuna de Paris.

Por fim encerramos o dia fazendo uma avaliação da nossa caminhada e assistindo o vídeo clipe da musica Latino America do grupo Chileno Calle 13 – Despertando em todos nós a nossa latinoamericanidade bem como presenteando nossos camaradas para que neste domingo possamos fechar com muito entusiasmo e energia a nossa primeira etapa da escola de educadores populares - Para continuarmos construindo a luta da classe trabalhadora goiana, brasileira e latina americana.

*Pedro Ferreira – Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista.

Para ver album de fotos do dia click no link:  2º Dia da Escola de Educadores Populares

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