segunda-feira, 3 de setembro de 2012

I Etapa da Escola de Educadores Populares – Ultimo dia!

*Por Pedro Ferreira 

Foi encerrada neste domingo (02/09) com muita energia e animação a primeira etapa da Escola de Formação Política de Educadores Populares em Goiânia. Educadoras e educadores que participaram da atividade retornam para suas organizações e frentes de atuações com mais força e energia para construirmos no dia a dia a luta da classe trabalhadora.

No ultimo dia continuamos aprofundando sobre a questão das táticas e estratégias para construção do projeto popular – Refletimos sobre as experiências concretas de construção de projeto popular bem como as suas degenerações. Em seguida voltamos para os grupos do dia anterior para apresentarmos diante da atual conjuntura propostas concretas para fortalecermos o poder popular.

Construindo o poder popular no dia a dia

Formação e trabalho de base através da educação popular para sensibilizar a população para se organizar e lutar pela transformação dessa realidade imposta e construção do projeto popular, pois a construção do projeto popular parte de baixo pra cima e não ao contrario.

Buscar construir a unidade entre as diversas organizações e bandeiras para acumularmos as forças necessárias tanto para derrotar o modelo de sociedade que ai está como de construirmos uma nova realidade. Estamos construindo a nova mulher e o novo homem para a nova sociedade. Não estaremos nessa nova sociedade muito provavelmente, e nem seremos esses novos seres, mais estamos dando nossa contribuição.

Lutar por um novo modelo de produção que não destrua o meio ambiente e que fortaleça a unidade entre o campo e a cidade. Que a terra pertença aos trabalhadores bem também como a produção e a comercialização.

Por fim temos que construir em todos os espaços que atuamos exemplos de que é possível outra sociedade. Sem opressor e oprimido. Essas foram às reflexões trazidas na apresentação do trabalho em grupo. 

Com a força da mística da luta popular renovamos nossas energias pra continuar lutando

Após a avaliação da primeira etapa que apontou por todos que conseguimos dar conta do objetivo proposto, bem como da importância da experiência e das ricas reflexões. 

Encerramos dançando ao som do tambor o canto das três raças e em seguida educadoras e educadores foram convidados a colocar em cartazes o que queremos denunciar nessa conjuntura – Luta pela terra, moradia digna, saúde e educação de qualidade bem como pelo fim da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais foram os gritos que ecoaram. 

O material produzido será levado para a mobilização do Grito dos Excluídos no dia 07 de setembro. Por fim ecoou no espaço os versos de Mauro Iasi “Quando os trabalhadores perderem a paciência.” 

Mochila nas costas e todos de volta para casa com o compromisso de nos reencontrarmos nos dias 18, 19 e 20 de outubro na II etapa da Escola de Educadores.

*Pedro Ferreira – Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista.

Mais fotos da Etapano link:  Escola de Educadores Populares

Nenhum comentário:

Postar um comentário