sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1º dia da I etapa da V Escola de Formação Política de Educador@s Populares discuti as eleições e o projeto popular



*Por Pedro Ferreira

Nesta sexta-feira (31/08) teve inicio a primeira etapa da V Escola de Formação Política de Educadores Populares organizada pela Rede de Educação Cidadã de Goiás.

Essa primeira etapa foi iniciada com a Ciranda Popular que discutiu “As eleições e o projeto popular” com a assessoria do Professor Pedro Célio (UFG) - Após uma mística de integração com técnicas do teatro do oprimido.

 Educadores populares e militantes de diversos movimentos populares do campo e da cidade refletiram e debateram os limites e desafios do processo eleitoral bem como o nosso papel enquanto agentes políticos que lutamos pela construção de um novo modelo de sociedade neste processo limitado que são as eleições no sistema capitalista.

As principais reflexões do debate deram se no sentido da;

·         Participação ou não no processo eleitoral
·         Como deve ser a nossa participação
·         Quais os projetos estão em disputa
·         Como podemos pautar nossas lutas e bandeiras neste processo

Por fim a Ciranda Popular foi encerrada com uma reflexão de que mesmo com todos os limites das eleições é importante a nossa participação nesse processo, pois si a política é disputa, temos que disputar o que de fato queremos construir. 

Nesse sentido o nosso grande desafio enquanto movimento popular que construímos a luta da classe trabalhadora é saber dialogar entre a luta popular (nas ruas) e a luta institucional (eleitoral). Para que não corramos o risco de cairmos em um extremo ou em outro.

A I etapa da V Escola de Formação Política de Educadores Populares segue durante todo o sábado e domingo até o meio dia (01 e 02 de setembro)- Aprofundando as concepções de táticas e estratégias para construção do projeto popular no Centro Cultural Caravídeo, Goiânia - GO. 

*Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista.

Fotos do Primeiro dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário