terça-feira, 27 de março de 2012

Carta do povo Terena em repúdio a PEC 215


 "Olá companhei@s da luta, nós povo indígena Terena da terra TAUNAY/IPEGUE reunimos no ultimo sábado (24/03/12) na aldeia Morrinho (Aquidauana-MS), com outros movimentos indígenas e as organizações indigenista, para assuntos relacionados a luta indígena, e o povo Terena se manifestou contra a aprovação do PEC 215 ou seja, PEC GENOCÍDIO aos povos indígenas!!"
Carta do povo Terena em repúdio a PEC 215Segue a carta de repúdio contra aprovação PEC 215 pela CCJ da câmaras dos Deputados.
"Nós povo indígena Terena da terra indígena Taunay/Ipegue (COMUNIDADE INDÍGENA MORRINHO, COMUNIDADE INDÍGENA água BRANCA, COMUNIDADE INDÍGENA LAGOINHA, COMUNIDADE INDÍGENA IMBIRUSSÚ, COMUNIDADE INDÍGENA BANANAL, COMUNIDADE INDÍGENA IPEGUE, COMUNIDADE INDÍGENA Colônia NOVA, Associação dos moradores indígenas do distrito de Taunay – amidt), reunidos na Aldeia Morrinho, juntamente com nossas lideranças, anciãos, movimento das mulheres, professores indígenas, acadêmicos indígenas e demais organizações, em prol da luta pela terra, viemos mais uma vez expor:
Primeiramente, repudiamos e denunciamos a aprovação da PEC 215 pela CCJ da câmara dos deputados. E, classificamos como verdadeira manobra politica na tentativa de retalhar direitos historicamente conquistados pelos povos indígenas. Repudiamos também, a atitude de nossos deputados federais que fazem parte da CCJ, que foram infelizes quando votaram a favor da PEC 215, enquanto que se comprometeram perante nossas comunidades a defender nossos direitos.
Reforçamos também, a urgente necessidade do andamento do processo demarcatório de nossa terra já identificada, e que ainda continua na posse dos fazendeiros que cercam nossas aldeias. Nosso movimento está se fortalecendo, juntamente as lideranças, movimento de mulherese organizações da comunidade terena Mãe Terra, para lutar pelos nossos direitos originários.
Frisamos também, que estamos articulados para lutar por nossos territórios, nos organizando para que nosso movimento se fortaleça a cada dia mais. Nossas lideranças tradicionais, as mulheres, jovens e crianças, juntos unidos na luta".
Seguimos fortes e unidos nessa luta.
Povo Terena, Povo Forte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário