quarta-feira, 7 de março de 2012

Conselho Estadual de Saúde paralisa suas atividades em protesto à Secretaria de Saúde


O Conselho Estadual de Saúde de Goiás decidiu em Reunião Ordinária, realizada no dia 06 de março de 2012, por paralisar suas atividades como forma de protesto às más condições de trabalho oferecidas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, prejudicando os Conselheiros Estaduais e a população que visita o prédio.
 
Segundo a Presidente do CES-GO, Cláudia Cruvinel Câmara, a Secretaria Estadual não tem fornecido copo descartável, papel higiênico, água mineral, vaga no estacionamento da SES-GO, ar-condicionados antigos e ainda, a estrutura do prédio onde está a sede do CES-GO, na avenida Tocantins, não está adequada para uso de pessoas portadores de doenças e deficiências que compõem o Conselho.
 
Durante a reunião, os Conselheiros (as) ressaltaram que um representante do Conselho, da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás, não pode participar de qualquer reunião do pleno por ser cadeirante e o prédio, do CES-GO, está com os elevadores sem manutenção há mais de três anos e, ainda, não está adaptado para atender pessoas com qualquer deficiência.
 
O Conselho Estadual de Saúde de Goiás é um órgão colegiado, onde a população exerce o controle social em saúde, assegurando a efetivação do direito à saúde e à qualidade de vida das pessoas, pois, o que é público deve estar sob o controle dos usuários.
 
Atualmente, o CES-GO possui 20 membros usuários, 10 trabalhadores e 10 representantes do segmento de gestor/prestador de serviço de saúde, o que totaliza 40 Conselheiros Estaduais de Saúde titulares. Cada Conselheiro possui uma entidade, representante do mesmo segmento e eleitos para serem suplentes. Então o Conselho possui mais 40 Conselheiros Suplentes.
 
Estima-se que diversas políticas e programas de saúde, além de diversos projetos que necessitam de aprovação do CES-GO para liberação de verbas do Ministério da Saúde, ficarão suspensos com a paralisação do Conselho Estadual de Saúde de Goiás.
A medida adotada ficará em vigor até que a Secretaria Estadual de Saúde viabilize  condições de trabalho.
 
Contatos: Cláudia Cruvinel Câmara - Presidente do CES-GO (8143-2770)
Comunicação CES-GO (3201-4260)

--
Você pode nos acompanhar pelo blog http://conselhosaudego.wordpress.com/ - pelo twitter @conselhosaudego e pelo facebook

Coordenação de Comunicação - Conselho Estadual de Saúde de Goiás
Fones: (62) 3201-4260 /4254/4256/4259
FAX: 3201-4255
Av. Tocantins, nº 311, 2º andar, Centro (no prédio da Secretaria Estadual de Saúde, próximo à Praça Cívica), CEP: 74.015-010 - Goiânia-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário