sexta-feira, 2 de março de 2012

Mémorias do Caminhar - Carta Pedagógica dos 2 primeiros dias do Encontro Macro Centro Oeste



Tecendo o Poder Popular!
Por Equipe de comunicação do VIII Encontro Macro Centro-Oeste
        Começou o nosso VIII encontro Macro Centro Oeste meu povo, educadoras e educadores populares animados em terras goianas. Além de muita animação e vontade de tecer uma historia diferente para o nosso tão sofrido e massacrado Centro Oeste, trouxeram também na bagagem um pouco de sua cultura regional para compartilhar com todos. O Mato Grosso, por exemplo, trouxe paçoca de amendoin, infelizmente o tradicional afrodisíaco popular para levantar o animo caiu no chão. Trouxe também a resistência do acorda Várzea Grande. Já do Mato Grosso, o do Sul veio rapadura para adoçar a boca da gurizada, é doce mais não é mole não. Veio biscoito também, artesanatos e o som dos tambores, eta povo que não é mole. Do DFE veio a Martinha do coco, com a sua embolada e caxixi em punho, fazendo animação, cantando cinco vezes o refrão sem perder a respiração – Vaca preta e boi pintado. Goiás com muita alegria recebeu sem cara feia, toda a gurizada que veio fazer festa em terras alheia. Não teve arroz com pequi nem tão pouco moda de viola e nem mesmo uma pamonha para contar história. Ganhamos lindas bolsas, são mesmo muito bonitinhas, florzinhas, rosinhas, sem contar as bolinhas, parecem até do clube da Luluzinha. Um design legal, mais como fica a rapaziada? Dê de presente camaradas. Em seguida fomos convidados a tecer no tecidão, identificando as lutas da região. É só o inicio, a tecelagem vai continuar, todo dia um pouco, coletivamente, pintando, bordando o estandarte da gente. Programação, equipes de trabalho, acordos coletivos, mais alguma coisa? Tá bão né pessoá, tamo cansado, amanhã nois vorta.
       Ao som do batuque somos acordados, é hora de acordar gurizada, tomar o café é ir para plenária. Na mística somos convidados a refletir sobre o que mais tem nos aperriado. E nem começou as analises de conjuntura, é só uma introdução, DFE e MS assumem a coordenação do dia. Alegria, alegria. Vamos lá pessoal continuar os estandartes? O trabalho tá ficando bonito, e já tão até inventando uma tecelagem, produção em serie já pensou? E o assessor furou, então vamos dá uma esticadinha. Tá todo mundo caprichando, deixe todos saberem que tudo vai ficar em Goiás. Vamos para plenária é hora da analise de conjuntura de cada estado, não antes de uma ciranda, e essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós. É meu povo a situação no DF não vai bem (se cuida agnelo), já a RECID DFE vai resistindo, superando as dificuldades e pondo o bloco na rua. No Mato Grosso o bicho tá pegando, hidronegócio, agronegócio só para começar, e tem as PCH´S, o que é isso? É de comer? Não é pra f.... o povo mesmo. Lá vai uma chalana... assim foi que veio o Mato Grosso, o do Sul. Que trouxe as contradições de um governo dito popular (neodesenvolvimentista) sabe se lá, o que se sabe é que não esta fácil à vida, mais o movimento popular persiste e a luta continua até a vitória siempre. Goiás entrou em cena com os versos de cora coralina. Viajou pela Europa, Norte da África, mundo em confusão, América latina e voltou para o Brasil. As lutas aconteceram mesmo que de forma pontual, mais nos mexemos. Mais se muito vale o já feito mais vale o que será. Esses goianos são de mais, passaram do tempo e ainda querem apresentar um vídeo de mais de 15 min? Assim não dá. “Assistir o vídeo ou não, eis a questão”. Polêmica resolvida vamos para o almoço que ninguém é de ferro. Acorda gurizada é hora de retornar, vamo de coco para animar a galera, e coco é com a Martinha do coco e com o Marcel também, na verdade a turma é boa no coco, não muito na embolada, que o diga a vaca preta e boi pintado.
         É hora do aprofundamento da analise dos estados, e o assessor convidado cochilou. Acorda pessoal uma roda de cochicho para despertar a galera e ver o que há em comum nos desafios de cada estado, tudo e um pouquinho mais. E diante de tudo isso qual é a estratégia da RECID ou seria tática? Vamos entender um pouquinho desse negocio de tática e estratégia. Ok, tudo bem é hora de aprofundar com a assessoria agora bem acordada, ao contrario de alguns na plenária. A assessoria dá uma embolada nas ideias da galera, o que é mesmo tática e estratégia? E a esquerda, ou melhor, e as esquerdas, cada um no seu quadrado, mais que quadrado? Mais ressaltemos temos avançado. Parabéns RECID. Mesmo em uma conjuntura difícil continuamos tecendo no tecido da luta de classes a nossa história. Assim encerramos mais um dia, não antes das reuniões das equipes, mais tudo bem temos folego, mais deixemos um pouco para os três próximos dias que serão de intensos debates, mais que sabemos que são essenciais para que de fato continuemos cantando “Apesar de você amanhã a de ser outro dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário