terça-feira, 14 de agosto de 2012

1° Encontro de Formação de Educadores Populares - DF Alfabetizado/São Sebastião-DF


No protagonismo da vida, todas as pessoas, independente de quem sejam, do grau de instrução que possuam, da profissão que exerçam, da comunidade onde vivam e do que façam, todas elas têm um papel de agente transformador da História propriamente dita, da história pessoal e coletiva. Mais que isso, no exercício de escuta das reminiscências e memórias do outro com suas dores e alegrias, perdas e conquistas,  podemos sempre aprender a ser, aprender a compartilhar, aprender a viver juntos, aprender a aprender. 

Aprender a reconhecer/identificar o espaço do eu e do coletivo no imenso e maravilhoso mosaico da vida, mas, sobretudo, percebermos a grande verdade a nos mostrar o quanto estamos interligados (as) e que nossas existências brotam de um mesmo chão, conforme nos ensina e nos reeduca a obra-viva deixada pelo Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

Foi com um pouco dessas percepções/impressões que saimos do 1° encontro de Formação de Educadores Populares para atuarem no Programa DF Alfabetizado, em São Sebastião-DF , realizado na tarde deste sábado (11/08) na Casa de Paulo Freire. 

Após a acolhida, o grupo foi informado sobre o objetivo do encontro, que consiste em um esforço para se formar coletivamente um grupo de trabalho compromissado com a realização da alfabetização na comunidade.  Nesse sentido, o anfitrião Elias Silva Araújo fez uma contextualização sobre todo o processo que culminou com a o encontro, desde as discussões sobre alfabetização de jovens e adultos que o Fórum de Entidades Sociais tem feito junto ao Fórum EJA/GTP do Distrito Federal, até a reunião realizada na Casa de Paulo Freire, no último dia 16/07, para divulgar o Programa DF Alfabetizado e identificas os interessadas em atuarem como educadores (as). 

O encontro contou com a participação de um grupo de 35 pessoas, sendo que a maioria absoluta era composta por mulheres, muitas das quais já atuam ou atuaram no movimento popular ou participam atualmente de alguma atividade ligada à educação. 

Temas

As temáticas escolhidas pelos coordenadores para esse primeiro encontro foram “O Histórico de Vida dos Alfabetizadores” e “Perfil do Educador X Perfil do Educando”. Após a abordagem desses dois temas pelos facilitadores Francisco Neri e Elias Silva, respectivamente, o grupo participou de algumas dinâmicas. Soba coordenação das facilitadoras Herlis Silva e Wesliane Nunes,  os participantes fizeram, ao final, uma sistematização do conteúdo trabalhado, utilizando cartazes, pincéis e muita criatividade.  

Avaliação

A partir de um breve questionário, os educadores puderam ainda avaliar o encontro ao opinarem sobre a metodologia utilizada, o tempo destinado para a realização das atividades de grupo, as dinâmicas desenvolvidas, além de poderem dar sugestões para os próximos encontros, que acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto  e 1° e 15 de setembro, sempre aos sábados à tarde, a partir das 14 horas.


Com informações de Francisco Neri

Para ver mais fotos, clique neste link:  http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.503824626299658&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário