terça-feira, 28 de agosto de 2012

Carta - Convite I Etapa da V Escola de Formação Política de Educador@s Populares

Educador@s da Caminhada,
“Não se deixar cooptar, não se deixar esmagar.
Lutar sempre. Conquistar, na luta
“Vitórias reais como povo.” (Florestan Fernandes).

Goiânia, 20 de agosto de 2012.

A Rede de Educação Cidadã em seu planejamento, realizado no mês de fevereiro/12, com objetivo de potencializar o trabalho de base, a partir da participação dos (as) educadores(as) populares construiu coletivamente o programa de formação para 2012.

Uma das atividades propostas foi à realização da Escola de Educadores (as) Populares que tem o objetivo de aprofundar, partindo das experiências de Educação Popular, a concepção de projeto de sociedade, as táticas e estratégias da classe trabalhadora; compreender como se dá o processo de criminalização da pobreza/movimentos sociais e resgatar a história das lutas populares em Goiás.

A escola de formação de educadores(as) populares vem no sentido de contribuir no fortalecimento do Projeto Popular para o Brasil e quer provocar o grupo de educadores que vivenciam, a multiplicar o processo de formação política e pedagógico nos diferentes coletivos. 

Dessa forma a Escola acontecerá em 02 etapas, cada uma com 03 dias de duração, iniciando na sexta-feira às 19h00, com a Ciranda Popular (que é um debate aberta a toda comunidade) e na sábado e domingo restrito aos participantes que fizeram a inscrição. 

1ª etapa: de 31 de agosto a 02 de setembro de 2012 (sexta à domingo)

Sexta à Noite: Dia 31.08.12- das 19 às 22hs

Ciranda Popular – “As eleições municipais e o projeto Popular”, assessoria: Prof. Pedro Célio/UFG (cientista político). Local Centro Cultural Cara Vídeo, aberta a comunidade em geral;

Sábado e Domingo: Das 07h30 às 18h.

 Tema: Táticas e Estratégias de construção do poder popular e o papel da educação popular nessa construção. Assessoria: Claudio Nascimento/RS (historiador, educador popular, autor de vários livros). Local: Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, Setor Sul/Goiânia-GO);

Objetivo: Discutir as táticas e estratégias para construção do projeto popular e o papel da educação popular neste processo. Bem como compreender os avanços, limites e desafios do sistema eleitoral brasileiro.

2ª etapa: 19 a 21 de outubro de 2012

Sexta à Noite - Ciranda Popular – “As lutas dos movimentos populares em Goiás”, facilitador: Prof. Davi Maciel (Historiador). Local Centro Cultural Cara Vídeo, atividade aberta a comunidade em geral;

 Sábado e Domingo: Educação Popular sonhos e resistência nas lutas dos movimentos Populares contra a criminalização, Assessoria: Alan Hahnemann. Local: Assentamento Palmares/Varjão-GO;

Objetivo: Compreender como se da o processo de criminalização da pobreza e dos movimentos populares e resgatar a história das lutas populares em Goiás bem como refletir sobre a necessidade das organizações populares na superação das desigualdades socioeconômicas.

Será garantido para os (as) educadores vindos do interior hospedagem (é necessário levar roupas de cama e banho), alimentação e participação gratuita. Para os educadores que moram em Goiânia será garantida alimentação e a participação gratuita.

Inscrição: 02 inscritos por grupos e movimentos populares (total de 50 vagas), gratuito, com inscrição até o dia 30.08 (quinta-feira) por meio de e-mail (talhergoias10@gmail.com) ou telefone (62.3203.5322).

Material de preparação: Após a inscrição, encaminharemos via e-mail, o subsídio de preparação da primeira etapa da escola.

O processo de formação, na educação popular freireana, pressupõe articular a reflexão e a prática para compreender a realidade concreta e transformá-la. Por isso garanta sua presença nestes (02) momentos de formação. Convide os grupos e movimentos populares, parceiros para estarem presentes.

REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ/GOIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário