sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NOTA DO DCE-UFG

O DCE-UFG dirige-se a toda a sociedade para expressar o seu total apoio e solidariedade à greve dos professores, técnicos e servidores federais. A greve estabeleceu-se num processo amplo de mobilizações ocorridas devido a insatisfação do funcionalismo público federal com os rumos tomados pelo governo federal.

Diante de um momento decisivo para educação no país, o DCE-UFG reafirma a necessidade de uma ampla reforma universitária democrática que possibilite posicionar a universidade como um centro produtor e difusor de conhecimento para toda a sociedade.
O movimento grevista construiu-se em assembléias nas quais se discutiu exaustivamente o papel politico da greve, como uma expressão da insatisfação do modelo politico de educação adotado. Nos oito anos do governo FHC inicia-se a implementação do projeto neoliberal, encabeçados por PSDB e PFL (atual DEM) -  a diretriz politica adotada pelo estado era de liquidação do serviço público, terceirização, achatamento salarial e diminuição de concursos.

Durante o governo Lula, algumas mudanças são implementadas, como a retomada de concursos públicos, recomposição salarial e cancelamento de contratos de terceirizações. A partir de 2007, ocorre o chamado “crescimento vegetativo” da massa salarial do funcionalismo, repondo parcialmente as perdas inflacionárias represadas.

No governo Dilma, os salários foram congelados no primeiro ano de governo e as reposições inflacionárias passaram a ser promessas, feitas de forma parcelada e após o período de apuração. É estratégico para reversão do desmonte que a era neoliberal implicou na capacidade de planejamento e oferta de serviços públicos essenciais à população por parte do estado, a recomposição do quadro funcional via concurso público.
Diante desse quadro, o momento é de mobilização e unidade politica. O DCE-UFG compreende que o movimento grevista foi construindo sobre instâncias democráticas em amplo debate com a base nas assembleias. Assim o DCE-UFG é contra qualquer decisão que não seja legitimada pela base em assembléia, e se posiciona de forma contrária a atitude da ADUFG e PROIFES em negociata com o governo.

Goiânia, 03 de agosto de 2012.

Diretoria Executiva do DCE-UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário