quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Reunião do FMP - Fórum de Movimentos Populares de Goiás

Na ultima terça-feira (31/07) realizamos uma reunião do Fórum de Movimentos Populares de Goiás para discutirmos e encaminharmos as deliberações tiradas na I Etapa do Seminário sobre Concepção de Projeto Popular e Luta de Classes em Goiás. Vejam na integra o relátorio da reunião.


Reunião com Fórum de movimentos Populares (FMP)

31 de agosto de 2012

Iniciamos a reunião com uma apresentação das pessoas e em seguida uma breve memória do processo do fórum dos Movimentos Populares (FMP).

            A pauta apresentada foi: avaliação do seminário – 1- A luta de classes em Goiás e projeto Popular; 2- Encaminhamento da metodologia, assessoria e mobilização da II etapa do Seminário Luta de classes em Goiás...; 3- contribuição na coordenação do ato da mobilização do Grito dos Excluídos. Diante do publico que a maioria não havia participado do seminário anterior, foi feito a opção de atermos apenas no ponto de pauta da participação deste grupo na mobilização do Grito dos Excluídos. Ainda foi feito um relato de onde vem a idéia dessa atividade, informa que deste processo já realizamos mais ou menos seis reuniões e um encontro de formação dia 07 de julho em um processo bem freiriana, nesta atividade, teve a participação de mais ou menos 40 organizações e 60 pessoas. E saímos com essas novas demandas novos desafios, que seria aprofundar a luta de classes em Goiás e como ato concreto contribuir na coordenação da mobilização do Grito dos Excluídos, um processo que já tem uma historia de 18 anos de existência e ai pautarem o fora Marconi com conteúdo.

O grupo propõe algumas idéias para realização e articulação do ato do dia 7 de setembro, Grito dos Excluídos. Um dos desafios colocado é viabilizar transporte para que os movimentos principalmente do campo e das periferias de Goiânia possa vir; ter cuidado para que o Fora Marconi não seja o ponto central do ato e sim as temáticas descritas no manifesto fora Marconi, acreditando que o Lema do Grito, “Queremos um Estado a Serviço da Nação...” consegue explicitar o que queremos com o fora Marconi isso nos assegura para que a fala proposta para o ato seja dentro das temáticas. 

A proposta é pensar a metodologia por blocos temáticos, dando continuidade ao processo da Assembléia Popular da Região Noroeste com a proposta de abordar os temas Saúde e educação dialoga com o manifesto construído pelo MP, (Saúde, educação, reforma agrária, segurança publica, moradia...) e no final ver uma pessoa que consiga articular todas as temáticas para concluir o ato. A outra proposta é de concentrar na assembléia legislativa, sair em marcha pela praça cívica, contornar a praça cívica, e descer a Avenida Goiás até a praça do trabalhador fazendo referencia simbólica aos três poderes (assembléia legislativa, fórum, palácio do governador e câmara municipal), ponha encerraria o ato.  A proposta é que dia 11 teremos um encontro de formação de aprofundamento das lutas de classe em Goiás, e como proposta deste grupo, refletir como se deu e como o coronelismo consegue se mantiver por tanto tempo aqui em Goiás e como a luta de classe em Goiás tem se revelado, pra isso vamos contar com a assessoria do professor Silvio Costa da Universidade Católica de Goiás. Pela manhã essa proposta de formação e aprofundamento e a tarde daremos continuidade a pensar a metodologia do Grito dos Excluídos com mais movimentos envolvidos e encaminhar as demandas do FMP, como a organicidade deste Fórum MP, dar continuidade no fora Marconi, pensar um calendário de reuniões e avaliação do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário