segunda-feira, 16 de abril de 2012

Encontro Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás

Entre os dias 17 a 20 de maio de 2012, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) realiza a sexta edição do seu Encontro Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás (VI EEJMA-GO) no Assentamento Bonanza, município de Itapuranga - GO, em parceria com o Projeto Renascer, da Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (COOPERAFI).
No VI EEJMA, jovens de todas as partes do Estado de Goiás terão a oportunidade de pensar e discutir grandes temas da sustentabilidade, como modo de agir e intervir diante da realidade local e global. O Encontro será o Preparatório Estadual da Juventude Goiana para a Rio+20 e a II Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de modo a mobilizar e qualificar as juventudes goianas para esta grande oportunidade de diálogo dos povos de todas as partes do mundo, por um planeta melhor, mas justo e equitativo para se viver.

Neste sentido é possível entender que as juventudes estão intrinsicamente ligadas a estes processos de diálogo entre os povos e é com certeza um dos principais atores sociais deste processo, com forte poder de interferência e mobilização. Podendo, portanto, fazer a diferença nos rumos do planeta, tendo como base o agir local em sintonia com pensar global, promovendo a diferença através de experiências inovadoras e transformadoras nas comunidades onde vivem.

Esta experiência de mobilização é o grande alicerce do CJ-GO, que vem, ao longo dos anos sensibilizando milhares de jovens em seus processos formativos, na articulação política através da Educação Ambiental Goiana, promovendo a Rede de Educação e Informação Ambiental (REIA-GO) e também no envolvimento com jovens de todo o país por meio da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA).

A realização dos EEJMA-GO’s auxiliam a consolidar o movimento. O Estado de Goiás é o único do país a realizar até o momento cinco edições consecutivas do seu Encontro Estadual, realizados em Goiânia (2006), Silvânia (2007), Goiânia junto ao CONGEA (2008), Anápolis (2009) e Rio Verde (2010), promovendo o enraizamento da Educação Ambiental e a articulação de diversos Coletivos Jovens Locais de Meio Ambiente.

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) é um movimento social que reúne jovens que militam voluntariamente em prol de sociedades sustentáveis através da Educação Ambiental, e está presente atualmente em dezenas de municípios goianos, chegando a 33 CJ’s Locais no Estado. O CJ-GO se organiza horizontalmente e norteia-se por três princípios: Jovem Educa Jovem, Jovem Mobiliza Jovem e Uma Geração Aprende com a Outra.

A Cooperativa de Agricultores Familiares de Itapuranga – COOPERAFI, atual parceira do CJ-GO no processo de gestação do encontro, desenvolve diversos projetos tais como o: Fruticultura Sustentável no Cerrado Goiano, Mais Leite, Mulheres Rurais do Xixá, Agroecologia e o Projeto Renascer que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto Renascer trabalha a restauração de nascentes e áreas degradadas do Cerrado e possui como objetivo a preservação das nascentes, dos recursos hídricos e a recuperação das áreas degradadas de 160 agricultores familiares da região, com a aplicação de práticas agroecológicas que se pautem na participação coletiva através da Educação Ambiental contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares e do desenvolvimento sustentável.

A 2º edição do Encontro de Multiplicadores Ambientais do Projeto Renascer integrará o VI EEJMA de forma a capacitar seus educadores ambientais. A programação do evento irá de encontro a uma discussão envolta da educação ambiental informal. Dessa forma, o II Encontro de Multiplicadores Ambientais terá todo conteúdo destinado aos alunos das escolas municipais e estaduais do município de Itapuranga, ou seja, estudantes que participam a mais de 1 ano atuando como voluntários no Programa de Educação Ambiental do Projeto Renascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário