sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mulheres do Real Conquista se organizam para lutar por políticas públicas para o Bairro

*Por Pedro Ferreira

Nesta sexta-feira (20/04) a Associação das Mulheres do Real Conquista se reuniram para discutir a necessidade de fortalecimento e organização da Associação para lutar por políticas públicas que atendam as necessidades das famílias que vivem no bairro.

Uma das bandeiras principais de luta da associação das mulheres é o imediato assentamento de 100 famílias que ainda não tiveram suas casas construída, isso já passado 7 anos da criminosa ação de desocupação do "Parque Oeste Industrial." Sendo que neste período varias outras famílias que nunca participaram da luta conseguiram moradia no setor.

Além disso as mulheres lutam também por creches, colégio de ensino médio para que os jovens não necessitem se deslocar para outros setores, um posto de saúde mais estruturado. Como também alternativas de formação, cultura e lazer sobretudo para os adolescentes.

Tem acontecido varias ações de violações de direitos humanos no Real Conquista que não tem tido a devida visibilidade. Descaso total do poder público que tenta passar pela mídia que tudo anda as mil maravilhas no setor. Por outro lado foi colocado a necessidade de estruturar e fortalecer a associação das mulheres para o enfrentamento dos desafios colocados no cotidiano das famílias que vivem no Real Conquista. E que são sentidos mais agudamente pelas próprias mulheres que na sua maioria são chefes de famílias, mães e trabalhadoras.

A Associação das Mulheres do Real Conquista já existe juridicamente a pouco mais de um ano, e tem sido no bairro uma alternativa de organização para as famílias que de fato querem lutar pelo coletivo e não por interesses particulares. A associação se articula com outras organizações de luta da classe trabalhadora em Goiás e tem contribuído também nas lutas gerais da classe. Pautando não só a necessidade da organização como também da formação de suas associadas. Com isso a associação de mulheres tem si fortalecido no ultimo período.

Foi deliberado a necessidade da Associação ter reuniões periódicas para se organizar e se articular para enfrentar os vários desafios apresentados, assim como se fortalecer contra o processo de criminalização e opressão das famílias que contestam ações impositivas(sobretudo por parte dos governos) sem diálogo com a comunidade.

Lançamento do Vídeo sobre os 7 anos  da desocupação do Parque Oeste Industrial

No próximo dia 26/04 - Quinta-feira, será lançado o documentário sobre os 7 anos da desocupação do Parque Oeste Industrial. A atividade será realizada no STIUEG (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Urbanas de Goiás), no setor oeste próximo ao Hospital Materno Infantil. A partir das 19h30.

O documentário é uma resposta a um vídeo institucional feito pela AGEHAB (Agencia Goiana de Habitação), que inclusive foi premiado, que mostra um bairro perfeito, passando a imagem de que o governo deu tudo aquilo, deixando para trás a história de luta, sangue e lagrima das famílias para conquistar suas moradias. O documentário mostra de fato como está o Real Conquista hoje assim como as famílias que fizeram parte da heroica luta no Parque Oeste Industrial. Após a apresentação do documentário haverá um importante debate. Essa atividade com certeza irá colaborar para potencializar a luta de centenas de famílias que continuam sendo oprimidas pelo estado no Real Conquista.

*Educador Popular e Militante do Bloco de Resistência Socialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário